PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de setembro de 2025

Rede Aberje na COP30: Bayer e CCEE destacam sustentabilidade e transição energética em suas agendas para a COP30

Empresas confirmam participação em Belém com iniciativas voltadas ao fortalecimento da agricultura sustentável, à educação e à transição energética
Mario Bucci
 
  • COMPARTILHAR:

À medida que a COP30 se aproxima, organizações associadas à Aberje seguem anunciando suas agendas para a conferência. Entre elas, a Bayer e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apresentam iniciativas que reforçam seus compromissos com sustentabilidade, inovação e engajamento em torno dos desafios climáticos globais.

Para a Bayer, a COP30 é um marco para destacar a relevância da agricultura brasileira no enfrentamento das mudanças climáticas. Malu Weber, vice-presidente de Comunicação e do Agronegócio da América Latina no Grupo Bayer Brasil e presidente do Conselho Deliberativo da Aberje, explica que a estratégia da companhia está organizada em três frentes: cidadania corporativa, participação institucional e promoção do conhecimento.

No campo social, a empresa investe em iniciativas locais, como a parceria com a Embrasesc (Empresa Brasileira de Produtos e Serviços Culturais) para a reforma do Casarão, centro cultural e educativo que sediará a Casa Bayer, em Belém, que deve receber pequenos eventos com convidados específicos. Após a COP30, o espaço passará a ser gerido pela Embrasesc e vai apoiar cursos, oficinas e serviços de assistência social para famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de recursos da Bayer. A companhia também firmou parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que selecionou 10 bolsistas para uma imersão no programa PRO Carbono, proporcionando capacitações e trocas de conhecimento para preparar os estudantes para apresentar o projeto durante a COP30.

“A companhia mantém uma participação consistente em COPs desde 2015”, explica Malu. “Queremos fomentar discussões para demonstrar como a agricultura brasileira é parte essencial da solução para os desafios climáticos globais. O evento é especialmente relevante este ano, uma vez que o Brasil é o nosso segundo maior mercado global”, frisa a executiva. A Bayer também estará presente na programação oficial, com representantes nas Blue e Green Zones, e participa da AgriZone, espaço coordenado pela Embrapa para debater agricultura sustentável.

Já a CCEE concentra sua atuação na comunicação e na educação voltadas à transição energética. Entre as principais iniciativas está a campanha “Energia pelo Clima”, que levará às redes sociais conteúdos educativos sobre limites planetários, evolução das COPs, metas climáticas do Brasil e o papel da energia na descarbonização. A organização também lançará um e-book com dez práticas de sustentabilidade empresarial aplicáveis ao setor elétrico, incluindo orientações sobre inventário de emissões, compras sustentáveis e cultura organizacional voltada à descarbonização.

Internamente, haverá uma mobilização com colaboradores, com conteúdos temáticos e uma edição especial do programa Multiplicadores Internos. Para Flávia Albuquerque, gerente executiva de Comunicação Institucional da CCEE, a COP30 representa uma oportunidade de engajar públicos estratégicos. “A CCEE enxerga a conferência como um momento de reforçar nosso papel como hub de soluções sustentáveis para o mercado de energia, promovendo conhecimento, inovação e práticas que contribuam para a descarbonização da matriz elétrica brasileira”, destaca. “A transição energética precisa ser inclusiva, contínua e acessível. Liderar essa conversa, com informação qualificada e ações práticas, é essencial para estimular o engajamento e acelerar as transformações necessárias no setor”, reforça Flávia.

As ações da CCEE ocorrerão em paralelo à programação oficial, mas alinhadas à agenda da conferência. A instituição busca consolidar sua imagem como elo entre agentes do setor, governo e sociedade, com foco em transparência, engajamento e educação.

Com agendas que combinam impacto local, produção de conhecimento e articulação global, Bayer e CCEE reforçam a diversidade de contribuições do setor privado brasileiro na COP30.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.