PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de setembro de 2025

Crise climática exige comunicadores preparados para traduzir a ciência

Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, participou do 20º Encontros com o Futuro, que reuniu lideranças de diversos setores
Redação Portal Aberje
Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; Lilian Rauld, da Sodexo; Ricardo Dalla Torre Amatucci, do Itaú Unibanco; e Pedro Saad, da FGV (foto: Ismael Inoch)
 
  • COMPARTILHAR:

Na última segunda-feira (15), a Fundação Getúlio Vargas promoveu a 20ª edição do fórum “Encontros com o Futuro” em seu salão nobre em São Paulo. A iniciativa, que já soma 289 entrevistas com executivos de diferentes áreas, reuniu representantes do setor privado, público, da sociedade civil e da academia para debater soluções frente aos desafios da crise climática.

Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, participou do painel “Estratégias Corporativas e Comunicação de Impacto” ao lado de Ricardo Dalla Torre Amatucci, do Itaú Unibanco; e Lilian Rauld, da Sodexo. Em sua fala, Hamilton ressaltou que “a ciência já mapeou a crise climática, a questão agora é a comunicação”. Para ele, a compreensão do problema depende diretamente da percepção sobre o que é comunicado e do engajamento da sociedade. Hamilton destacou que é preciso traduzir a ciência para o grande público, formando comunicadores capazes de lidar com os aspectos políticos e sociais da divulgação científica. “Precisamos preparar comunicadores na imprensa, nas empresas e no setor público para que possam atuar nesse processo”, afirmou.

Ao abordar a agenda ESG, Hamilton lembrou que sua incorporação ao mundo dos negócios ocorreu graças à atuação dos profissionais de comunicação. “As empresas podem não estar falando de ESG no momento, mas não necessariamente estão deixando de fazer. O que defendemos é a maturidade dessa agenda”, explicou. Ele acrescentou que a comunicação exige conhecimento, governança e esforço contínuo, práticas já consolidadas entre as organizações que integram a rede Aberje. Por fim, Hamilton apontou para o papel estratégico da COP30 como oportunidade para repensar estratégias de sustentabilidade. “Temos razões para sermos otimistas. Na COP, precisamos falar de crise climática, essa é a pauta”, concluiu.

A abertura do Fórum contou com a participação de Mauricio Colombari, da PwC, que apresentou uma análise geopolítica do cenário global e destacou as oportunidades estratégicas para o Brasil. Em seguida, o painel “Panorama Global e Tendências na COP30” trouxe contribuições de Danielly Mello Freire, do Pacto Global – Rede Brasil; Sérgio Quiroga, da EUROCAMARAS Brasil; Márcio Sztutman, do The Nature Conservancy; e Juan Domingues, do Sistema B Brasil.

O evento seguiu com o painel “Transição Ecológica e Inovação Ambiental”, que reuniu Catarina Corrêa, da Bayer; Carlos Almiro de Magalhães Melo; da BRK Ambiental; Fernanda Sossai, da Ambipar; e Mayara Ribeiro, da ISA Energia Brasil.

O fórum foi encerrado com o painel “Agenda da Saúde na Transição Climática”, com Daniel Perigo, do Grupo Fleury; Fernando Silveira Filho, da Abimed; e Roberto Massaro, da Fanem.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.