FGV Comunicação, Fundação Itaú e Aberje promovem debate sobre Comunicação, Cultura e Responsabilidade Sociodigital

A Escola de Comunicação da FGV, em parceria com a Fundação Itaú e a Aberje, realiza a Masterclass “Comunicação, Cultura e Responsabilidade Sociodigital” no dia 11 de setembro, a partir das 9h, no Centro Cultural da FGV. O evento é gratuito e aberto ao público, basta se inscrever pelo link.
A jornalista, apresentadora da GloboNews e escritora Aline Midlej participa como keynote speaker e mediadora do debate, que contará também com a presença de Monica Guise, diretora de Políticas Públicas do TikTok Brasil; Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; e Lucas Lara, diretor de Museologia do Museu da Pessoa.
O encontro propõe um debate sobre os desafios contemporâneos da comunicação: o impacto da inteligência artificial, o papel das redes sociais e a importância da cultura nas organizações em um cenário de constantes transformações. Além de marcar a abertura da nova turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, a Masterclass reafirma o compromisso das instituições parceiras em promover diálogos que conectam academia, sociedade, setor público, iniciativa privada e terceiro setor.
Em seu segundo ano consecutivo, o programa de mestrado já concedeu 66 bolsas integrais, reforçando o compromisso das três instituições com a responsabilidade social e com a formação de profissionais de comunicação que atuam no terceiro setor e desenvolvem projetos de impacto social.
Anote na agenda
Evento: Masterclass Comunicação, Cultura e Responsabilidade Sociodigital
Data: 11/09/2025
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Praia de Botafogo, 186 – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil
Inscrições: https://evento.fgv.br/masterclasscomunicacao-621021/
Sobre o Mestrado Profissional em Comunicação Digital
O Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados é resultado de uma parceria entre a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação), Aberje e Fundação Itaú. Para sua segunda turma, o programa oferece 36 bolsas integrais: 30 concedidas pela Fundação Itaú e seis pela FGV Comunicação, com foco no desenvolvimento do terceiro setor no campo da comunicação digital.
O curso, em meio período e sem exigência de dedicação exclusiva, alia teoria e prática para preparar profissionais a atuarem em diferentes áreas do mercado e a participarem de atividades de pesquisa e ensino. A proposta é estimular a capacidade inovadora e a aplicação de conhecimentos científicos na solução de problemas concretos.
Entre os objetivos do programa estão formar profissionais autônomos e éticos, promover reflexão crítica sobre tecnologias digitais, fortalecer o papel do comunicador na cultura de dados e impulsionar o empreendedorismo e a inovação. O mestrado também proporciona conhecimentos para aplicar ciência de dados na análise e intervenção em processos comunicacionais, sociais e políticos, além de desenvolver competências para a produção e transmissão de conhecimento na área.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































