“Diálogos Supera Paraná” destaca relevância estratégica da CI através da mensuração de resultados

A segunda edição do “Diálogos Supera PR” destacou a importância de compreender a Comunicação Interna como pilar estratégico, indo além da execução de demandas para se alinhar aos objetivos de negócio. A mensuração de resultados foi apontada como recurso essencial para consolidar esse papel e demonstrar valor à alta gestão. Realizado em 26 de agosto de 2025, o encontro reuniu mais de 90 profissionais no auditório da PUCPR, em Curitiba, e 715 participantes online. A iniciativa é promovida pela agência Supera Comunicação em formato itinerante por diversas capitais brasileiras.
José Luis Ovando, sócio-diretor de Estratégia e Atendimento da Supera Comunicação, comentou as competências e desafios em Comunicação Interna com base nas discussões feitas em edições anteriores do Diálogos. Ele ressaltou a necessidade de instrumentalizar e apoiar a liderança comunicadora, o desafio da mensuração e uso de dados, a importância da escuta ativa e da humanização da comunicação, e o papel do colaborador como porta-voz e cocriador.
O primeiro painel “Mensuração estratégica: como os resultados fortalecem a Comunicação Interna nas organizações”, foi moderado por Rodrigo Cabral, sócio-diretor de Marketing e Vendas da Progic. Raphaela Borba, diretora sênior de Comunicação Corporativa & Sustentabilidade da Neodent, que participou da conversa ao lado de Eduardo Correa, diretor de Comunicação e Marketing da Emergent Cold LatAm, pontuou os passos que tomou em sua carreira para que a área de comunicação corporativa passasse a ser percebida de forma diferente. Ela defendeu que é preciso ir além de métricas de processo ou de indicadores de vaidade, e adotar uma postura mais consultiva. Eduardo ressaltou que os fluxos de comunicação existem de forma natural em qualquer organização, independentemente da existência de uma área formalizada. No entanto, ao serem planejados e sistematizados, geram ganhos significativos, especialmente no fortalecimento da reputação – o que torna a comunicação estratégica. Ele destacou ainda que, embora muitas tarefas já possam ser executadas por inteligência artificial, o diferencial continua sendo a inteligência humana: compreender o contexto, interpretar dados e avaliar a real absorção dos conteúdos, assim como sua capacidade de gerar transformação efetiva.
Moderado por José Ovando, o segundo painel, “Comunicação Interna na construção do bem-estar em culturas saudáveis”, abordou temas como saúde mental, flexibilidade e comunidades de colaboradores. Ovando definiu uma cultura saudável como aquela em que valores e práticas sustentam tanto o desempenho organizacional quanto o bem-estar das pessoas, equilibrando resultados de negócio e qualidade de vida no trabalho. Os painelistas foram Mariana Viel, gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social da Portonave; Ana Evelyn Durante, coordenadora de Comunicação Interna e Engajamento da Positivo Tecnologia; e Alex Kirsch, gerente de Comunicação e Cultura do Grupo Boticário. Mariana destacou a necessidade de atenção às questões de bem-estar e de comunidade. Ana Evelyn ressaltou que a cultura saudável só se concretiza quando as práticas vão além do discurso. Já Alex apontou a confiança como ponto de partida fundamental, defendendo uma cultura de cuidado construída a partir da escuta das necessidades da equipe.
A parte da manhã foi encerrada com a palestra “No meio do caminho tinha um textão: eficiência e criatividade na CI”, com Vitor Morais, diretor de Planejamento e Conteúdo da Supera Comunicação, que provocou a audiência sobre como promover diálogos na prática, lamentando que há um hábito de querer resolver os desafios de comunicação com texto – mesmo com pesquisas apontando que 40% dos funcionários ignoram e-mails internos e que um em cada dois funcionários afirma que receber menos e-mails significa mais felicidade. Para contrapor essa realidade, propôs trocar textos por mais conversas, oferecendo uma série de evidências em cases produzidos para clientes.
Inteligência Artificial
As atividades foram retomadas durante a tarde com o painel “Comunicação Interna e a Inteligência Artificial como apoio aos objetivos da gestão de pessoas”, mediado por Anne Maezuka, gerente de Comunicação do Grupo Marista. Participaram Tarsila Pedroso, gerente sênior de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Lightera; Renne Pimpão, diretor de Recursos Humanos da Celepar; e Charmoniks Graça Heuer, gerente de RH da Condor/Grupo Zonta. Charmoniks destacou o desafio de alcançar os 8 mil funcionários da base sem acesso digital, recorrendo a TV corporativa e murais, e ressaltou que o engajamento e a retenção dependem de fatores como pertencimento, salário, benefícios, propósito e qualidade de vida. Tarsila apontou a personalização como uma das maiores forças da IA, especialmente no contexto multilíngue de sua empresa, que exige comunicação em quatro idiomas. Já Renne enfatizou o papel das emoções na comunicação, lembrando que o maior desafio é “bater na porta e tornar aquela pessoa disponível para a mensagem”.
Na sequência, foi realizado o painel “Comunicação Interna Estratégica em ambientes complexos”, moderado por Fernanda Stocco, gerente de Comunicação da Renault do Brasil, que observou: “a complexidade não é eliminada, é uma característica e parte do ambiente”. Os painelistas foram Júlio Roncaratti, coordenador de Comunicação, Reputação e Relações Institucionais da Klabin; Sofia Demarchi, analista de Compliance Consultivo da BRF; e Fernanda Passoni, head de Comunicação Corporativa da Ligga Telecom. Júlio relatou o desafio de mobilizar equipes em 300 áreas florestais da Klabin, muitas sem acesso à internet. Sofia abordou a comunicação sobre compliance, frequentemente limitada pelo preconceito em torno do tema, o que levou à criação de um programa de embaixadores e à redefinição da narrativa para “integridade”, sustentada por vivências concretas. Fernanda falou sobre a experiência de estruturar uma área de comunicação em uma empresa jovem, formada por múltiplas fusões e aquisições, com culturas e sistemas sobrepostos. Sua estratégia se apoia em “comunicação em rede”, “experiências” e “governança”.
Esta segunda edição paranaense contou com patrocínio da plataforma multicanal Progic e apoio do Grupo Marista, da THAP Brindes Corporativos e do serviço digital de curadoria e distribuição de conteúdo Sinapse. Em breve, serão disponibilizadas as gravações de todas as etapas do encontro.
A próxima edição marca a estreia do “Diálogos Supera” em Belo Horizonte, no dia 25 de setembro, no auditório da Hotmart. Cadastre-se para receber atualizações em www.superacomunicacao.com.br/evento-dialogos
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