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02 de setembro de 2025

Intel e Save Me Teacher apresentam estratégias de comunicação em cenários de crise e fortalecimento de marca

Comitê Aberje de Relacionamento com a Imprensa explorou gestão de reputação e construção de presença omnichannel
Mario Bucci
 
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Na 5ª Reunião do Comitê Aberje de Relacionamento com a Imprensa, realizada em 27 de agosto de forma virtual, os participantes tiveram a oportunidade de analisar dois casos de comunicação que mostram, sob diferentes perspectivas, a influência das redes sociais na imprensa e no relacionamento entre marcas e seus públicos. Carol Prado, diretora de Comunicação da Intel para a América Latina, apresentou um relato sobre a atuação da empresa em uma crise gerada por declarações de Donald Trump, exigindo a renúncia do CEO da empresa. Já Carla D’Elia, fundadora da plataforma Save Me Teacher, destacou a importância de uma presença consistente e integrada entre redes sociais e imprensa para o fortalecimento da marca.

Carol Prado relatou como a empresa reagiu após Trump, por meio da rede Truth Social, pedir a renúncia do CEO da Intel, Lip-Bu Tan, em uma postagem feita às 5h40 da manhã na Califórnia. “Trump é conhecido por se comunicar muito nas redes sociais. Em poucas horas, os maiores veículos repercutiram e as ações da Intel despencaram”, afirmou.

Na América Latina, o episódio resultou em 210 menções na imprensa em apenas 24 horas, com cobertura majoritariamente crítica, especialmente no México e no Brasil. A estratégia do time de Comunicação, alinhado ao CEO e à área de Relações Governamentais, foi evitar a pressa em responder e priorizar a coerência. “A decisão não foi ser rápido, e sim ser coerente e acalmar nossas principais audiências”, explicou.

Entre as medidas adotadas estavam uma declaração oficial à imprensa, um e-mail do CEO aos funcionários (também publicado externamente, para evitar vazamentos), mensagens-chave para a equipe de vendas e uma reunião agendada com a Casa Branca. Poucos dias depois, após uma reunião do CEO da Intel com Trump e outros membros do governo, o tom das declarações mudou e as ações voltaram a subir.

Carol Prado destacou ainda que, desde o início do ano, a empresa tem lidado com rumores constantes. “Não conseguimos mais responder todo mundo rapidamente. Temos perguntas que não podem ser respondidas, não adianta fazer as coisas com rapidez para correr o risco de errar”, disse.

Consistência e presença omnichannel

Carla D’Elia apresentou a trajetória da Save Me Teacher, plataforma de ensino de inglês fundada em 2017. Desde a origem, a empresa mantém atuação intensa nas redes sociais, sempre associada à cobertura na imprensa. “A função das redes é ajudar a ter uma comunidade engajada, que tem maior potencial de se tornar cliente. Sempre temos o mesmo posicionamento nas redes e na imprensa, a ‘cara’ é uma só”, explicou.

Segundo ela, essa consistência fortaleceu a marca e possibilitou ampliar o alcance. Ao comentar nas redes sociais a campanha da American Eagle com a atriz Sidney Sweeney, por exemplo, Carla alinhou a comunicação aos valores da Save Me Teacher, de inclusão e antirracismo. O movimento teve origem em um debate na imprensa e reforçou a conexão entre os diferentes canais.

Outro diferencial apontado foi a produção de uma newsletter, que passou a inspirar artigos e pautas para a imprensa. Os resultados foram concretos: “Reduzimos a taxa de reembolso, zeramos as reclamações no Reclame Aqui há seis meses e diminuímos a necessidade de suporte antes da compra”, contou.

Reconhecida como Top Voice no LinkedIn, Carla afirmou que a visibilidade na plataforma cresceu quando abandonou uma comunicação excessivamente formal. “As pessoas no LinkedIn querem ouvir pessoas falando, não jargões. O crescimento veio quando mostrei que é um espaço de reflexão e debate”, afirmou.

Sobre os Comitês

Os Comitês Aberje de Estudos Temáticos são espaços seguros para troca de informações e aprendizado mútuo para profissionais da rede associativa. São grupos fixos de membros, nomeados por organizações associadas à Aberje, que se reúnem com regularidade para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos sobre determinados temas de interesse da Comunicação Corporativa. A participação nos Comitês é exclusiva para empresas associadas e os temas e grupos são renovados a cada ano. Com calendário predeterminado para os encontros, o processo de seleção dos membros ocorre no início de cada ano.

A cobertura dos encontros dos Comitês segue a Chatham House Rule, onde os participantes são livres para usar as informações recebidas, mas preservando a identidade e filiação dos membros daquela reunião, de modo a permitir que a discussão possa se dar livremente em um ambiente seguro.

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