Edelman lança GEOsight no Brasil para potencializar visibilidade de marcas em buscas por IA

A Edelman acaba de lançar no Brasil a GEOsight, solução proprietária de Generative Engine Optimization (GEO). A oferta ajuda marcas a avaliar e aprimorar como aparecem em respostas geradas por inteligência artificial em plataformas como ChatGPT, Copilot e Gemini, integrando estratégias de otimização de conteúdo proprietário e construção de reputação na imprensa e canais digitais.
Conforme ferramentas de IA generativa avançam sobre os modelos tradicionais de busca, a visibilidade das marcas passa a depender cada vez mais de fontes confiáveis e relevantes. Fatores como confiança, relevância e credibilidade das fontes tornam-se decisivos na forma como essas são representadas nos resultados de busca.
A GEOsight permite que marcas naveguem por essa transformação a partir de um diagnóstico estruturado. A fase inicial parte de um mapeamento das respostas geradas por IA em que a marca aparece, identificando fontes, padrões linguísticos e possíveis riscos reputacionais. Também são analisadas lacunas de conteúdo que possam comprometer sua representação. A partir desse diagnóstico, o processo evolui para uma série de recomendações estratégicas focadas na construção de reputação, combinando ações na imprensa e em canais digitais com produção de conteúdo em canais proprietários.
Hoje, plataformas impulsionadas por LLMs (modelos de linguagem) já alcançam mais de 1,3 bilhão de usuários ativos por mês e são parte do comportamento de busca online. Além dos desafios relacionados à visibilidade nas respostas geradas por essas ferramentas, desinformação e referências desatualizadas são riscos para a credibilidade de marcas e empresas.

“As plataformas de IA generativa estão mudando as regras da visibilidade. Se sua marca não estiver presente em fontes de credibilidade e relevância em ambientes digitais, ela pode simplesmente não aparecer – ou pior, ser representada de forma incorreta”, afirma Nathalie Folco, head de digital LATAM da Edelman. “A GEOsight foi criada para ajudar as marcas a entenderem como estão aparecendo nessas ferramentas e auxiliá-las a moldar sua presença”.
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