IBRAM lança nova fase de campanha com foco na transição energética e na COP 30

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançou, em parceria com a Oficina Consultoria, a nova fase de sua campanha publicitária, reafirmando o conceito “Minerais. Presentes no que você imaginar”. A estratégia de comunicação, iniciada em 2024 e consolidada como um marco de posicionamento institucional do setor, ganha neste ano um novo foco: mostrar como os minerais estão no centro da transição energética e das discussões em torno da sustentabilidade global, em especial no contexto da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Com uma linguagem próxima, a campanha mostra como os minerais estão presentes na vida das pessoas e apresenta o selo do IBRAM para as ações relacionadas à COP30. As peças destacam como os minerais estão em todos os lugares: no acesso individual à internet, na produção agrícola com o uso de fertilizantes, nas baterias dos carros elétricos, na mobilidade urbana, no armazenamento de energia limpa, nos painéis solares, nas turbinas eólicas e até nos dispositivos de tecnologia avançada.
A narrativa da nova campanha mostra também como os minerais são essenciais na construção dos caminhos possíveis para um futuro mais sustentável. “Queremos mostrar como os minerais são elementos estratégicos para o futuro do planeta. Eles são a base das soluções que precisamos para enfrentar os desafios climáticos e sociais deste século” afirma Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM.

Um olhar humanizado e educativo
Desenvolvida pela Oficina Consultoria, que é a agência de Publicidade do IBRAM, a campanha mantém a premissa da comunicação 360°, com veiculação em TV, cinema, redes sociais, mídia programática e aeroportos. Os protagonistas são cidadãos e profissionais que vivenciam, na prática, a importância dos minerais em suas rotinas e na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para o país.
Além de retratar a essencialidade dos minerais em produtos e tecnologias do dia a dia, a campanha destaca temas como economia circular, uso responsável dos recursos naturais e inovação para descarbonização, dialogando com as agendas prioritárias da COP 30.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































