Oficina Consultoria anuncia Fernanda Schmid como diretora-executiva da operação em São Paulo

A Oficina Consultoria anuncia a ampliação de sua operação em São Paulo com foco no mercado privado, com a chegada de Fernanda Schmid como diretora-executiva. Ela é uma das principais executivas de comunicação de marca. Com passagens por Unilever, PepsiCo, Alpargatas (Havaianas), Reckitt, Mercado Livre e Cinemark, ela soma duas décadas de experiência em marketing, trade, estratégia e negócios. Atuou em Nova York e Londres, liderou operações em diferentes países e é formada em Administração pela FGV, com MBA em Marketing pela ESPM. Tem especializações em instituições como UCLA, Yale School of Management, Stanford, PUC-RS e HEC-Paris.
Na Oficina, Fernanda fará reporte direto à CEO e sócia, Liliane Pinheiro, e contará com a mentoria da sócia-fundadora Patrícia Marins, além do apoio de Natália Lima, diretora-executiva e sócia da agência, na formação de times e estruturação da operação paulista.
A operação em São Paulo já conta com clientes ativos, entre eles CBMM, Tecnogera, VSZ, One Laudos, SAS, Ismart, IBEF e LTS, com foco ampliado no ecossistema privado.
“Estar em São Paulo com uma executiva que foi cliente e com metodologia própria é um movimento estratégico para somar ao ecossistema de comunicação e reputação de um mercado altamente competitivo. Acreditamos na força da atuação em rede, na escuta ativa, no conhecimento profundo do negócio do cliente e na criação colaborativa de valor para as marcas e para a sociedade” afirma Liliane Pinheiro.
Fernanda Schmid reforça que sua experiência como executiva de grandes empresas traz um olhar pragmático para a atuação da agência. “Chego à Oficina com o olhar de quem já esteve do outro lado, liderando times e tomando decisões em grandes empresas que lidam com contextos complexos e desafios reais. Para mim, reputação é uma alavanca estratégica e prática. É sobre construir soluções que resolvem problemas concretos de negócio, de forma alinhada com propósito e impacto. É isso que vamos fazer em São Paulo: transformar reputação e influência em resultado, com profundidade, escuta e inteligência.”
“A Oficina acredita em uma comunicação transformadora, que vai além da visibilidade. As marcas estão sendo chamadas a adotar modelos mais disruptivos de construção de reputação e influência, com propósito claro e impacto real na sociedade. Nosso compromisso é justamente esse, cocriar soluções com clientes, parceiros e até concorrentes, ampliando o campo de colaboração em torno de narrativas que promovem transformação social. Essa é a essência do que fazemos e o que nos move há 25 anos”, complementa Patrícia Marins.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Beethoven contra o ruído do mundoLuis Alcubierre Memória é métodoLeila Gasparindo Gestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiança
Destaques
- Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
- Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área
- Aberje reformula seus Capítulos Regionais
Notícias do Mercado
- Volkswagen do Brasil patrocina temporada carioca do musical Wicked
- AngloGold Ashanti apoia corrida inclusiva que marca início do mês de conscientização da síndrome de Down
- Livro de André Senador analisa integração entre comunicação, ESG e reputação corporativa





























