Reflexões para engajar a liderança nos processos de comunicação foram alvo do Diálogos Supera Bench

Colocar a comunicação no mindset dos executivos para que eles entendam este ativo como competência essencial em seu desempenho e se integrem efetivamente aos esforços de informação, relacionamento e engajamento da sua organização. E tudo para gerar uma equipe mais coesa, alinhada, feliz, fiel e produtiva, que viabiliza os resultados de negócio. Este pode ser um breve resumo das discussões feitas na primeira edição do projeto online Diálogos Supera Bench, criado para acolher cases em temas de maior interesse da comunidade de comunicadores. Profissionais de mais de 60 organizações diferentes participaram da atividade ao vivo no dia 31 de julho, via Teams, para tratar de “Engajamento da liderança nos processos de comunicação” – o assunto mais votado e que apresenta os maiores desafios em comunicação interna. Os cases foram apresentados por Ana Flávia Esteves, gerente Corporativa de Comunicação e Cultura do Grupo 3corações; e por Rachel Pessôa, gerente de Comunicação Corporativa para Brasil da Anglo American.
O Diálogos Supera Bench é um conjunto de encontros online, exclusivo para integrantes dos grupos regionais e temáticos mantidos pela agência Supera Comunicação na plataforma WhatsApp. “Duas experiências são selecionadas para uma mostra sequencial, totalmente aplicada e focada em temas mais votados pela própria comunidade, que traduzem os maiores desafios da comunicação interna na atualidade”, explica José Luis Ovando, sócio-diretor de Estratégia e Atendimento da Supera Comunicação.
Rachel mostrou uma estrutura de trabalho que busca desenvolver a Liderança Comunicadora como uma das metas principais da área de Comunicação. A proposta é capacitar a liderança para transmitir informações de forma clara, eficaz e inspiradora e equipar a liderança para exercer uma comunicação eficaz, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo, colaborativo e alinhado com os objetivos estratégicos da nossa empresa”, registra ela. Entre os projetos implementados, estão a curadoria de conteúdo para a liderança, com canais simplificados, para mais agilidade e objetividade; uma área da Liderança no app da Anglo American com informações completas e sempre atualizadas na palma da mão; o uso do WhatsApp com lembretes de assuntos urgentes e prioritários; e ainda o Informe Lideranças, newsletter semanal com resumo dos comunicados para líderes.

A gerente de Comunicação da mineradora ainda falou do evento União, considerado um importante momento de trocas, compartilhamentos e alinhamentos. Trata-se de uma ação semestral com a presença de gerentes, diretores e CEO – alcançando em 2025 pela primeira vez também os coordenadores. Como estratégia de conteúdo, as lideranças são convidadas a participar, tendo seções como ‘O que te inspira?’, onde profissionais de destaque compartilham suas inspirações e visões sobre um futuro mais sustentável; ‘Você sabia?’, para educar as pessoas sobre o papel da mineração e seus processos; ‘Insights’ para conter dicas e percepções do jeito certo de se fazer mineração sustentável e ambientalmente responsável; e ainda o ‘Somos+’ para histórias inspiradoras de respeito à diversidade e inclusão. O podcast ‘Conversas que Inspiram’ foi outro ponto destacado, e faz parte da perspectiva de storytelling com lideranças, que também se realiza pelo projeto ‘Carreiras na Mineração’.
Na sequência, foi Ana Flávia que abordou um case específico do Grupo 3corações, numa mescla de comunicação e cultura com grande mobilização da liderança. Trata-se de um trabalho realizado com a área de DHO, inspirado numa metodologia de gestão da mudança da consultoria McKinsey, em que os líderes foram envolvidos no lançamento e na comunicação dos Princípios de Liderança em todas as unidades. “Os Princípios são um artefato cultural e de gestão composto por premissas que guiam nosso jeito de trabalhar e tomar decisões na empresa. Eles foram criados no segundo semestre de 2023, em um profundo trabalho de mapeamento cultural feito por nós mesmos, dentro de casa, envolvendo 100% da nossa liderança e tendo a nossa Diretoria como a principal decisora”, explica ela.

O lançamento oficial para a empresa aconteceu em 18 de dezembro de 2023, na celebração de fim de ano da unidade corporativa no Ceará. A partir daí, no primeiro semestre de 2024 era preciso fazer o cascateamento para a equipe, tendo a liderança como porta-voz em cada espaço ou localidade. Os líderes foram preparados e empoderados para assumir seu papel nessa construção, que iniciaria naquele momento. Até hoje, eles são responsáveis pela sustentação dos Princípios de Liderança no dia a dia, por meio de rituais de fortalecimento que foram implantados. E completa: “sabemos que mudanças culturais levam pelo menos dois anos para serem concretizadas, mas é muito positivo ver o quanto já identificamos nossos Princípios no discurso e nas práticas das pessoas no dia a dia, embasando tudo que se faz em comunicação da liderança, comunicação interna em geral e vários outros processos internos”.
Vitor Morais, diretor de Planejamento e Conteúdo da Supera Comunicação, atuou como moderador do encontro. Ele acrescentou às reflexões diversos dados relevantes do mercado para estimular a conversa com as convidadas e com a plateia. O relatório “Tendências em Gestão de Pessoas” do GPTW, por exemplo, registra que 51,6% dos respondentes sentem dificuldade de lidar com diferentes gerações e suas expectativas em relação a trabalho, o que aumenta a responsabilidade sobre gerir estas visões distintas – e até por vezes antagônicas numa mesma equipe multigeracional, que precisa trabalhar em conjunto. Trazendo resultados do “State of the Global Workplace” da Gallup, ele também mencionou o alto nível de desengajamento entre gestores, para o que um programa de treinamento ativo e envolvente tem sido importante e levanta a necessidade de atuação conjunta e integrada entre Comunicação e RH.
A próxima edição do Diálogos Supera Bench vai abordar “Rituais para uma cultura de engajamento dos empregados”. É possível cadastrar-se para receber atualizações em www.superacomunicacao.com.br/evento-dialogos
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































