PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
11 de julho de 2025

A Rede Aberje e as tensões comerciais: comunicação como ativo crítico em momentos de incerteza

Redação Portal Aberje

    Selecione um idioma

  • POR
  • ENG
  • ESP
 
  • COMPARTILHAR:

As tensões comerciais recentes entre Brasil e Estados Unidos são mais um capítulo de um cenário internacional marcado por instabilidade. Tarifas podem ou não se concretizar, reações diplomáticas podem escalar ou esfriar, cadeias produtivas podem se reorganizar, outros eventos incidentes podem tomar vulto e maior foco — mas o dado mais sólido, hoje, é a incerteza.

Em tempos assim, a tentação mais comum é agir rápido: cortar, congelar, recentralizar. Mas, como já alertaram bons analistas de crise e vários economistas e estrategistas políticos, o pior erro da liderança em momentos de instabilidade não é a lentidão, mas a resposta apressada — aquela que busca eliminar a ambiguidade ao invés de compreendê-la.

A Aberje entende que suas associadas estão sob múltiplas pressões. Empresas diretamente afetadas por um possível revés nas exportações; outras que dependem de suas cadeias ou da confiança sistêmica; todas expostas a um ambiente onde reputação, posicionamento público e coerência narrativa se tornam ainda mais sensíveis.

Mas é precisamente por isso que não se pode confundir prudência com retração. A comunicação, quando bem exercida, não é custo: é ativo crítico. Ela é ordenadora de pensamentos e de práticas, com a potência de garantir o alinhamento interno em meio ao ruído externo, sustentar o diálogo com stakeholders e preservar a capacidade de atuação estratégica quando os cenários mudam — como inevitavelmente e por vários motivos acabam mesmo se transformando.

Mais do que isso: a incerteza abre espaço para bons comunicadores que saibam transitar na gestão contínua de mudança. Quando há ruído, quem consegue escutar melhor se destaca. Quando há hesitação, quem constrói sentido é referência. Quando há desconfiança, quem sustenta vínculos com consistência ganha relevância. É nos momentos indefinidos que se abrem brechas para reposicionamentos, fortalecimento de marcas e liderança narrativa. E tudo isto se exponencializa quando estamos na rede certa, com pares inspiradores e prontos para refletir e fazer juntos.

Sendo uma rede formada hoje por mais de mil organizações e conectada às comunidades internacionais de comunicação, o papel da Aberje nesse contexto é reafirmar os princípios que nos estruturam como tal: inteligência compartilhada, confiança como horizonte e responsabilidade narrativa como convicção cotidiana. E lembrar que, mesmo quando tudo parece incerto, não é hora de paralisar ou de correr sem direção. Há sempre um caminho a ser trilhado com lucidez, colaboração e propósito.

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP

Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje

Malu Weber, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje

David Grinberg, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Aberje

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.