PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de julho de 2025

A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza

No Aberje Trends, jornalista Marcelo Duarte apresentou objetos e marcas que nasceram em momentos de tensão e sobrevivem até hoje
Mario Bucci
Marcelo Duarte apresentou invenções desenvolvidas durante conflitos (foto: Tati Nolla)
 
  • COMPARTILHAR:

Em meio a debates sobre reputação, inteligência artificial e o papel da comunicação em tempos de crise, o Aberje Trends abriu espaço para uma breve palestra do jornalista Marcelo Duarte sobre invenções desenvolvidas durante conflitos. O evento foi realizado no Teatro Bravos, em São Paulo, no dia 26 de junho, e reuniu centenas de profissionais da comunicação corporativa.

+Na nova desordem mundial, comunicadores ganham protagonismo
+No Aberje Trends, Camila Achutti discutiu como palavras moldam o amanhã
+Ser CEO no Brasil exige resiliência em meio ao imprevisível
+Na era da IA e do excesso de informação, comunicação autêntica é desafio e prioridade
+O desafio das relações governamentais em tempos de polarização
+Aberje Trends discute como comunicação interna pode fortalecer cultura e engajamento
+Painel do Aberje Trends mostra que COP30 amplia urgência da pauta climática nas empresas
+Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais
+Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação
+Veja as fotos do Aberje Trends 2025

Em 15 minutos entre dois painéis, Duarte conduziu o público por um percurso histórico que revelou como o ambiente de escassez, urgência e improviso típico dos períodos de guerra pode acelerar soluções que atravessam décadas.

Entre os exemplos citados, está a criação da Fanta, desenvolvida na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Sem acesso ao xarope da Coca-Cola, a filial alemã criou um refrigerante de frutas para manter suas fábricas ativas. “Foi uma forma de preservar empregos e garantir o funcionamento da indústria local”, explicou Duarte.

A origem do zíper também foi lembrada. “O exército dos Estados Unidos adotou o fecho em seus uniformes em 1917, e, na década de 1920, a indústria civil adotou a novidade, com o nome criado a partir do som que ele fazia”, disse o jornalista. Outras invenções nasceram com função militar, mas depois ganharam novos usos. O Cellucotton, por exemplo, foi criado em 1914 pela Kimberly-Clark como substituto ao algodão para máscaras de gás e, mais tarde, passou a ser usado em absorventes e lenços de papel.

O forno de micro-ondas, a Silver Tape e até o método Pilates também figuram entre as criações apresentadas, todas com origens ligadas ao esforço de guerra. “São soluções que nasceram para resolver problemas urgentes, mas acabaram moldando hábitos e rotinas do mundo em paz”, concluiu Duarte.

O Aberje Trends 2025 contou com patrocínio da Arcelor Mittal Brasil, Arcos Dorados, BASF, Bayer Brasil, BHP, Gerdau, Itaú, Latam Airlines, Novo Nordisk e Stellantis, com apoio da Cortex, CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs Latam, Vivo e Tetrapak, e media partner da Propmark.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.