Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação

A 9ª edição do Aberje Trends terminou com uma aula-show que traduziu, em palavras e sons, uma das principais mensagens do encontro: comunicar exige sensibilidade, escuta e empatia. O convidado para encerrar o evento foi o músico, compositor e professor de literatura brasileira José Miguel Wisnik, que conduziu o público por um percurso poético sobre a linguagem, a música e a cultura como fundamentos da nossa maneira de nos comunicar. Wisnik já trabalhou com músicos como Tom Zé e Caetano Veloso, além de produzir trilhas sonoras para o grupo Corpo e também para o Teatro Oficina.
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Combinando reflexões literárias e apresentações musicais, Wisnik explorou o que há de singular na produção cultural brasileira e como ela se relaciona com o modo como construímos sentido e conexão. Para ilustrar o repertório da aula-show com exemplos, ele tocou músicas como “Garota de Ipanema”, “Drão”, “O Que Será” (“À Flor Da Terra”) e “Anjos Tronchos”. “A canção envolve musicalização e oralização, em um balanço entre fala e música. Se é muito falada ou muito musicada, deixa de ser canção”, explicou, citando a teoria do músico, linguista e professor Luiz Tatit. Segundo ele, essa capacidade de equilibrar som e sentido confere à canção brasileira uma poeticidade rara, um poder que atravessa gerações e fronteiras.
Wisnik também evocou o papel afetivo da linguagem, lembrando que os primeiros sons que nos tocam vêm ainda no útero, com a pulsação do coração da mãe. “Depois, é a sua voz, mesmo antes de sabermos o significado das palavras. A língua falada tem música”, disse. O encontro entre oralidade e emoção, segundo ele, é um traço forte da brasilidade e uma pista sobre como comunicar de maneira mais humana, mesmo em tempos de inteligência artificial.

Ao final da apresentação, o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, destacou o simbolismo da aula-show como encerramento do Aberje Trends. “Se a cultura brasileira é uma potência, temos aqui uma potência da nossa cultura”, afirmou. Para ele, é justamente nos momentos de incerteza, como o atual, marcado pelo ressurgimento de nacionalismos e disputas simbólicas, que a comunicação precisa afirmar seus valores com autenticidade.
O Aberje Trends 2025 contou com patrocínio da Arcelor Mittal Brasil, Arcos Dorados, BASF, Bayer Brasil, BHP, Gerdau, Itaú, Latam Airlines, Novo Nordisk e Stellantis, com apoio da Cortex, CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs Latam, Vivo e Tetrapak, e media partner da Propmark.
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