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01 de julho de 2025

“Antes de falar em crises, que tal falarmos sobre risco de reputação?”

Questionamento movimentou debates no Seminário Gestão de Riscos e Reputação, realizado pela ABCPública em parceria com o capítulo Aberje Brasília
Redação Portal Aberje
 
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O trabalho do Comunicador muitas vezes fica tomado pelos “incêndios” acontecendo em sua área, alguns pequenos, outros maiores, mas que em geral afetam a reputação e a credibilidade de seu trabalho e da sua organização. Por isso mesmo, ferramentas adequadas para lidar com situações de crise se tornam cada vez mais necessárias, pesquisadas e difundidas. E que tal se, antes de falarmos em crise, falarmos na gestão da reputação? Foi com esse mote que ferramentas para combater desinformação, modelos de prevenção de riscos e formas de atuação reativa em casos de crise foram alguns dos temas debatidos no Seminário Gestão de Riscos e Reputação, no dia 25 de junho, em uma realização da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) com apoio do Capítulo Aberje Brasília. 

Lília Gomes, vice-presidente de Comunicação da ABCPública, considera que “Gerenciar bem informações estratégicas é levar, no momento exato, o que de fato importa para auxiliar os gestores na tomada de decisão. As exposições dos convidados Giovanni e Lassance estão recheadas de dicas úteis para os ABCPúbliquers”, afirmou, destacando que a apresentação está disponível no canal da ABC Pública no Youtube neste link.

O evento online contou com duas apresentações, com abordagens distintas, sobre gestão de riscos e crise em comunicação pública. Antonio Lassance, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada, apresentou uma ferramenta inédita de prospecção de cenários futuros que tem por objetivo identificar possíveis riscos e ameaças que comprometem a reputação da Administração Pública. E o diretor do capítulo Aberje Brasília, Giovanni Nobile, que também é gerente da gestão de risco de reputação no Banco do Brasil, argumentou sobre o valor da reputação como um ativo intangível para as empresas, além de contar sobre boas práticas e experiências no BB.

Armando Medeiros, vice-presidente de Coordenação Regional da ABCPública, afirma que há muito debate sobre crises, mas considera que o fundamento anterior da gestão de crises é a construção da reputação. “Construir reputação depende da mitigação de riscos e da capacidade ativa de detectar, hoje, os indícios das desagradáveis surpresas de amanhã. Os palestrantes trouxeram muitos insights para os comunicadores públicos com esta visão diária de identificar problemas, defender e aprimorar a reputação de empresas públicas e administração pública”, considera Medeiros, que coordena todas as diretorias regionais da ABC Pública no país.

“Desinformação e crises são produzidas em escala industrial atualmente. Se não houver legislação legitimada pela sociedade para impedir que a pessoa tenha sua reputação jogada no esgoto, não vamos poder proteger pessoas e organizações em relação à espiral de desinformação”, comentou Antônio Lassance, pesquisador do IPEA.

Giovanni Nobile comentou que a gestão do Risco de Reputação combina ações preventivas e reativas. “É importante ter uma estrutura preparada para agir nos dois momentos. Se no lado preventivo, o foco está em antecipar tendências de crises corporativas (realizando estudos estratégicos, mapear megatendências, simular cenários, revisar processos, monitorar percepções e indicadores, além de promover uma cultura de gestão de riscos); no campo reativo, a atuação entra em cena quando algo acontece, sendo o momento de consultar intervenientes especializados sobre o tema relacionado, consolidar informações e acionar estratégias de comunicação para mitigar impactos e proteger a imagem institucional”, disse. “O BB traduz esses princípios em verbos de gestão: identificar, avaliar, controlar, reportar, mensurar, mitigar, monitorar e aprimorar”, complementou. “Além disso, contar com boas práticas de mercado para ter aprendizados é sempre saudável para a comunicação das empresas. Nesse sentido, a Aberje também tem contribuído com estudos e fomentando debates, como este, em parceria com a ABCPública. Acreditamos muito que a cultura de boa gestão de riscos pode fazer a diferença nas organizações”, ressalta o diretor do capítulo Aberje Brasília.

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