
Detalhar o funcionamento de uma COP (Conferência das Partes), encontro anual organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), onde países signatários debatem e negociam ações para combater as mudanças climáticas: esta foi a missão principal do relatório “COP 30 – perspectivas iniciais” proposto pela Prospectiva Public Affairs, ao lado da reflexão sobre como pode se dar a participação das empresas em diferentes camadas desta plataforma.
Nós sentimos que, embora vários clientes da Prospectiva já tivessem tido alguma experiência anterior em COP’s, muitas vezes elas se deram através dos times globais, além daqueles que realmente não conheciam os detalhes sobre a estrutura da conferência. Além da compreensão da divisão dos espaços formais, é fundamental entender qual será a agenda da COP30 e o que ela representa para o mundo e, principalmente, para o Brasil, do ponto de vista de organização.
Nesse sentido, buscamos destacar o grande tema da Conferência – “A COP da implementação”, ou seja, de discutir de fato as ações que estão sendo feitas e pensadas para atingir os objetivos definidos pelo Acordo de Paris. Destacamos também quais negociações o Brasil quer levar adiante, principalmente do ponto de vista de financiamento da transição: mercados de carbono interoperáveis, taxonomia sustentável com critérios harmonizados, fundo de manutenção de florestas tropicais, entre outros.
E, claro que a COP vai além dessas negociações e em grande parte envolve a promoção de iniciativas em diversas esferas que são importantes pra agenda de sustentabilidade, como transição energética, economia circular, bioeconomia, construção sustentável, mobilidade urbana, cidades sustentáveis e resilientes, entre muitos outros temas que serão levados pelo governo brasileiro, de outras partes e do setor privado.
Monitorar o que as iniciativas elencadas tanto pelo governo brasileiro quanto pela sociedade civil – como a novidade da CNI, o Sustainable Business COP – é importante para antecipar o que vai ganhar espaço na conferência. Assim, temos monitorado tanto o governo federal, com as diferentes instâncias dedicadas à COP30 – secretaria extraordinária da Casa Civil, Presidência da COP30 e ministérios ligados às agendas prioritárias como Fazenda e Meio Ambiente -, como as organizações da sociedade civil e os governos locais, em especial Pará e Belém. Esses têm se mobilizado para que a realização da COP30 na cidade de Belém se traduza em investimentos e parcerias que apoiem na logística do evento, mas que também deixem legados significativos pós-COP.
Por último, mas não menos importante, e seguindo o nosso modelo de atuação integrada em Public Affairs, incluímos um social listening específico para identificar principais menções, stakeholders e narrativas em ascensão relacionados à COP30. A intenção foi complementar o monitoramento institucional com uma leitura mais dinâmica e abrangente do debate público, identificando como diferentes atores, incluindo sociedade civil, setor privado, formadores de opinião e o público em geral, estão percebendo e moldando a agenda da conferência.
Na análise, percebemos que as discussões em torno da COP30 têm gerado sentimentos bastante conflitantes, de acordo com o emissor da mensagem. Enquanto figuras do governo se mostram otimistas, projetando confiança e progresso nos preparativos do evento, a imprensa tem adotado um tom mais crítico, com preocupações contundentes sobre temas como infraestrutura e logística. Esperamos que esse levantamento contribua para antecipar tendências, avaliar riscos reputacionais e identificar oportunidades de posicionamento estratégico.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil



































