Fórum Ambição 2030 discute integridade da informação para campanhas de comunicação

A terceira edição do Fórum Ambição 2030, promovida pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, foi realizada na última quinta-feira (05), no Teatro Santander, em São Paulo. O encontro reuniu representantes do setor empresarial, sociedade civil e governo para debater a contribuição das organizações brasileiras aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre os temas abordados ao longo do dia estiveram transição justa, mudanças climáticas, combate ao greenwashing e expectativas para a COP 30. Um dos destaques da programação foi a sala temática dedicada à integridade da informação nas campanhas de comunicação, organizada pela Plataforma Comunicar para Engajar, uma iniciativa multissetorial que busca fortalecer o papel estratégico da comunicação no avanço da Agenda 2030. A Aberje participa da iniciativa há sete anos, com representação da consultora Natália Tamura.
A discussão reuniu Samantha Salve, oficial de Dados e Monitoramento da ONU Brasil; Juliana Albuquerque, vice-presidente do CONAR; e Petrina Teixeira Santos, head de Sustentabilidade e Relações Públicas do Banco Volkswagen, e teve como base os Princípios Globais para a Integridade da Informação das Nações Unidas, que propõem cinco diretrizes para fortalecer a comunicação responsável: confiança e resiliência social; mídia livre e plural; transparência e pesquisa; capacitação pública; e incentivos saudáveis. As diretrizes se fundamentam nos direitos humanos e buscam orientar governos, empresas e sociedade civil sobre boas práticas de comunicação.
A campanha “Prometo Pausar”, iniciativa da ONU voltada ao consumo responsável de conteúdo, também foi apresentada como exemplo de enfrentamento à desinformação e incentivo à reflexão sobre os impactos da comunicação. O painel trouxe ainda reflexões sobre o papel do setor privado na construção de mensagens consistentes e na adoção de abordagens que evitem o uso oportunista de causas sociais.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































