PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
05 de junho de 2025

Fórum Ambição 2030 discute integridade da informação para campanhas de comunicação

Evento do Pacto Global reúne lideranças para debater estratégias rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Redação Portal Aberje
Debate na sala temática dedicada à integridade da informação nas campanhas de comunicação, organizada pela Plataforma Comunicar para Engajar, com Samantha Salve, oficial de Dados e Monitoramento da ONU Brasil; Juliana Albuquerque, vice-presidente do CONAR; e Petrina Teixeira Santos, head de Sustentabilidade e Relações Públicas do Banco Volkswagen
 
  • COMPARTILHAR:

A terceira edição do Fórum Ambição 2030, promovida pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, foi realizada na última quinta-feira (05), no Teatro Santander, em São Paulo. O encontro reuniu representantes do setor empresarial, sociedade civil e governo para debater a contribuição das organizações brasileiras aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre os temas abordados ao longo do dia estiveram transição justa, mudanças climáticas, combate ao greenwashing e expectativas para a COP 30. Um dos destaques da programação foi a sala temática dedicada à integridade da informação nas campanhas de comunicação, organizada pela Plataforma Comunicar para Engajar, uma iniciativa multissetorial que busca fortalecer o papel estratégico da comunicação no avanço da Agenda 2030. A Aberje participa da iniciativa há sete anos, com representação da consultora Natália Tamura.

A discussão reuniu Samantha Salve, oficial de Dados e Monitoramento da ONU Brasil; Juliana Albuquerque, vice-presidente do CONAR; e Petrina Teixeira Santos, head de Sustentabilidade e Relações Públicas do Banco Volkswagen, e teve como base os Princípios Globais para a Integridade da Informação das Nações Unidas, que propõem cinco diretrizes para fortalecer a comunicação responsável: confiança e resiliência social; mídia livre e plural; transparência e pesquisa; capacitação pública; e incentivos saudáveis. As diretrizes se fundamentam nos direitos humanos e buscam orientar governos, empresas e sociedade civil sobre boas práticas de comunicação.

A campanha “Prometo Pausar”, iniciativa da ONU voltada ao consumo responsável de conteúdo, também foi apresentada como exemplo de enfrentamento à desinformação e incentivo à reflexão sobre os impactos da comunicação. O painel trouxe ainda reflexões sobre o papel do setor privado na construção de mensagens consistentes e na adoção de abordagens que evitem o uso oportunista de causas sociais.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.