Veracel reforça compromisso com desenvolvimento socioambiental no sul da Bahia

Com foco no fortalecimento de comunidades tradicionais e na promoção da sustentabilidade, a Veracel Celulose anunciou duas novas iniciativas no município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. A empresa apoiou a realização de um curso de capacitação voltado a famílias indígenas para produção de mudas nativas e entregou a nova sede da Associação de Pescadores de Santo Antônio, em parceria com a prefeitura local.
As ações integram a estratégia de responsabilidade social da companhia, que busca fomentar geração de renda, segurança alimentar, valorização cultural e conservação ambiental nas regiões onde opera.
A formação indígena para produção de mudas foi promovida em parceria com o Instituto Cacique Aruã Pataxó e a empresa Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais. Realizado em maio, o curso foi o primeiro de quatro módulos que compõem o plano de implantação de um viveiro agroflorestal comunitário, voltado à economia sustentável e ao fortalecimento da segurança alimentar.
O treinamento incluiu atividades práticas de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes, preparando os participantes para operar o viveiro que está em construção e comercializar os insumos em mercados locais e institucionais. A expectativa é que o espaço forneça mudas para a implantação de até 100 unidades produtivas de agrofloresta na região.
“A construção do viveiro será um marco para a região, já que vai permitir a produção de mudas nativas e frutíferas com melhor qualidade, pureza e germinação. Por isso, idealizamos uma capacitação técnica que prepara as famílias para manter essa estrutura de forma autônoma e com potencial econômico”, explica Carolina Weber Kffuri, especialista em Responsabilidade Social da Veracel.
Infraestrutura para pescadores locais
A Veracel também entregou a nova sede da Associação de Pescadores de Santo Antônio. A estrutura foi reformada com apoio financeiro e logístico da companhia, que também forneceu mobiliário, equipamentos e ventiladores. A iniciativa integra as contrapartidas socioambientais do Terminal de Movimentação de Biomassa (TMB), licenciado no município, e complementa a entrega de uma fábrica de gelo à comunidade pesqueira.
Com o novo espaço, a associação passa a contar com melhores condições para realização de reuniões, atividades formativas, organização comunitária e suporte à logística da pesca artesanal.
“A inauguração da sede é um marco histórico para toda a comunidade. Não representa apenas um espaço físico para os pescadores ou para a associação, mas um ganho coletivo para o território. O que realmente fortalece essa estrutura são as pessoas que a constroem no dia a dia. A Veracel e a Prefeitura são parceiras, estamos aqui para apoiar, mas quem movimenta essa iniciativa, quem faz acontecer, é a própria comunidade. Este é apenas o primeiro passo de uma jornada que tem muito potencial de crescimento – e isso depende diretamente do engajamento de cada um”, afirmou Luiz Tápia, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Veracel, durante a inauguração do espaço.
Ainda em 2025, a empresa prevê novas ações voltadas à segurança no mar, com cursos técnicos de laminação e envelopamento de embarcações, além de formações em mecânica, elétrica naval e treinamentos promovidos pela Marinha. O primeiro curso, voltado a pescadores da Área 1, será realizado entre os dias 1 e 4 de julho, em Porto Seguro.
Também está previsto para este ano o lançamento do Prêmio Veracel Mulheres da Pesca, que reconhecerá cinco pescadoras e marisqueiras com trajetórias de destaque em suas comunidades, com foco em atuação social e ambiental.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































