Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio

Fernanda Bolzan assumiu a diretoria do Capítulo Aberje Rio, com uma trajetória marcada pela atuação em gestão da reputação, comunicação de crise e branding em diferentes setores da economia. Jornalista formada pelo Centro Universitário UNI-BH, com especialização em Gestão de Negócios pela FGV e em Responsabilidade Social pela PUC-MG, Fernanda é atualmente gerente executiva de Comunicação Institucional do Grupo Energisa. Com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, atuou em empresas dos setores mínero-metalúrgico, agronegócio, automotivo, máquinas e equipamentos, além do terceiro setor. Fernanda substitui Philipe Deschamps Dias, que atuava como gerente de Cultura e Comunicação Corporativa da State Grid Brazil Holding S.A..
Reconhecida por sua atuação, foi eleita em 2022 uma das top 10 executivas de Comunicação Corporativa na categoria nacional pela Mega Brasil e recebeu o Prêmio Jatobá PR na categoria ESG. Em 2024, liderou o case “Eventos Climáticos Extremos – transformando o inevitável em ativo valioso de reputação e comunicação”, premiado no Prêmio Aberje 2024 – Regional Minas Gerais e Centro-Oeste.
“Os Capítulos Aberje são instrumentos fundamentais para o fortalecimento da rede de comunicadores do Brasil. Num contexto de mundo, onde o que é fake tem ganhado cada vez mais amplitude, nós, comunicadores temos o dever de trabalhar em prol da verdade dos fatos e conscientização dos cidadãos”, explicou Fernanda.
“Estou muito honrada e animada com a oportunidade de representar a Aberje no Capítulo Rio. Assumir a diretoria de um Capítulo Aberje é uma responsabilidade que exige comprometimento, visão estratégica e paixão pela comunicação”, concluiu a nova diretora.
“A chegada da Fernanda à diretoria do Capítulo Aberje Rio reforça o compromisso da entidade com a valorização da comunicação estratégica em contextos complexos e desafiadores. Sua experiência, combinada com o olhar atento para a reputação e para a responsabilidade social, certamente enriquecerá os debates no estado”, comentou Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP.
“Temos certeza de que o Capítulo Rio continuará sendo um importante espaço de articulação e aprendizado com a nova gestão. A Aberje aposta no potencial da nova diretora para ampliar a interlocução com outras organizações, consolidando ainda mais a presença da entidade no cenário do Rio”, afirmou Hamilton dos Santos, diretor executivo da Aberje.
Sobre os Capítulos Aberje
Os Capítulos Aberje são representações institucionais da associação em diversas regiões do Brasil. Entre os objetivos está a divulgação de conteúdo e atividades, o incentivo à participação das associadas e promoção de encontros entre membros e profissionais locais. Atualmente, a Aberje conta com Capítulos ativos em nove regiões, além de sua sede em São Paulo. São eles: Amazônia (representação regional e temática, que abrange todos os Estados da Amazônia Legal, com sede no Pará), Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































