PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Documentos
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Labs de Comunicação
  • Trends
    • Trends RJ
    • Trends SP
    • Trends MG
  • Escola
  • Reconhecimento
    • 20 Comunicadores para Seguir
    • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Documentos
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de abril de 2025

Nova edição da coletânea UM BRASIL discute a modernização do Estado

Livro traça um panorama profundo e plural com perspectivas e caminhos para um país em transformação, reunindo vozes que pensam os obstáculos do presente e do futuro
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — lançou, no mês de março, o livro “UM BRASIL #11 — Modernização do Estado”.

A publicação, que sintetiza os debates mais relevantes de 2024, condensa olhares de especialistas e pensadores sobre temas relevantes da atualidade, como Reforma Administrativa, Insegurança Jurídica, Clima, Abertura Comercial, Segurança Pública, Educação e Governo Digital, sempre sob a ótica do aprimoramento e da modernização do Estado brasileiro.

“Nos últimos 40 anos, as despesas subiram de 25% para mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse aumento não se reflete em melhores serviços na Educação ou na Infraestrutura. Por essas razões, entendemos a modernização estatal como uma pauta prioritária”, defende Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício da FecomercioSP.

Guiam-nos por essas conversas nomes como Alexandre Prado, Bruno Paes Manso, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Armínio Fraga, Eduardo Giannetti, Dora Kaufman, Larissa Wachholz, Rubens Ricupero, William Maloney, Luciano Menezes, Otaviano Canuto, Luiz Bichara, Francisco Gaetani, Rony Vainzof, Pedro Nery, David Justino, Guaracy Mingardi, Jorge Caldeira, Maárcio Astrini, Antonio Lanzana, Caio Megale, Felipe Salto, Ana Carla Abrão, Hélio Zylberstajn e Paulo Hartung.

Abram Szajman, presidente efetivo da FecomercioSP, defende que a construção de uma nação mais competitiva exige a convergência de ideias e a integração entre os diversos setores da sociedade. “Com esse propósito, seguimos atuando com firmeza na defesa de reformas estruturais e no fortalecimento da nossa missão: impulsionar um Brasil que valorize o empreendedorismo, a livre- iniciativa e o desenvolvimento sustentável.”

“Em um mundo onde o orçamento é bagunçado e não apresentado de modo  transparente, as prioridades não são adequadamente estabelecidas. E sabemos quem perde com isso: o pobre.” — Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (Bacen)

“O capital humano é central no processo dos desenvolvimentos econômico e social de qualquer país. E a educação é um dos pilares da formação de um capital humano qualificado.” — Eduardo Giannetti, economista e filósofo

“A Reforma [Administrativa] é fundamental, pois faz parte de um processo de modernização do Estado brasileiro, de melhoria da qualidade dos serviços públicos e, no limite, de combate à desigualdade social.” — Ana Carla Abrão, diretora-presidente da associação Open Finance

“Se uma árvore que retira carbono da atmosfera é derrubada ou queimada, um ativo de descarbonização se transforma em carbonização. Isso é o que se pratica no Brasil.” — Jorge Caldeira, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras(ABL).

“No Brasil, temos o costume de achar que vamos resolver os problemas criando mais regras, mais leis, mais normas. Mas, não, isso acaba piorando a insegurança jurídica.” — Luciana Yeung, economista e professora no Insper.

Baixe o livro gratuitamente e conheça as análises e soluções discutidas ao longo do último ano, fundamentais para pensar os rumos da modernização do Estado brasileiro.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vania BuenoToda decisão comunica
  • Victor PereiraLegitimidade fragmentada
  • Luis AlcubierreSe a reputação vale bilhões, por que quem a constrói ainda é tão subestimado?

Destaques

  • Aretha Amorim assume direção do Capítulo Aberje Centro-Oeste
  • Gestão de crises exige novas respostas diante do avanço da IA e dos influenciadores
  • BRpr destaca pesquisa sobre a evolução da comunicação e tendências globais da área

Notícias do Mercado

  • Fundação Dom Cabral celebra 50 anos e projeta nova agenda para formação de lideranças
  • Fórum Sustentabilidade em Campo debate ESG no esporte e legado da Copa do Mundo Feminina de 2027
  • Cortex Summit 2026 abre espaço para debate sobre reputação corporativa e IA

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br