Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional

Na sexta-feira (21), a Aberje, em parceria com a Fundação Itaú e a FGV Comunicação, realizou a masterclass “Impacto Social e Comunicação – Estratégias para o Terceiro Setor”, um encontro gratuito e aberto ao público no Auditório Engº M F Thompson Motta, na sede da FGV, no Rio de Janeiro.

O evento marcou o primeiro ano do Mestrado em Comunicação e Cultura de Dados, que concedeu bolsas integrais a 30 profissionais do Terceiro Setor por meio da Fundação Itaú.
Mônica Pinto, chefe de Educação da Unicef Brasil; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; e Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV; debateram o papel da comunicação na ampliação do impacto social e no fortalecimento das organizações do Terceiro Setor. A jornalista Fabíola Cidral atuou como mediadora. Os participantes falaram suas experiências sobre o papel da cultura de dados na comunicação estratégica do setor social, além de discutir tendências e desafios enfrentados pelas organizações que atuam em programas sociais.

“O Mestrado em Comunicação e Cultura Digital é uma iniciativa ímpar que contribui para a capacitação de comunicadores do Terceiro Setor”, afirmou Paulo Nassar. “Esta ação só foi possível pela união de três instituições – Aberje, Fundação Itaú e Fundação Getúlio Vargas – marcadas por forte espírito público”.
Mestrado em Comunicação e Cultura de Dados
O Mestrado em Comunicação Digital e Cultura de Dados foi lançado em 2024 por meio de uma parceria entre Aberje, FGV Comunicação Rio e Fundação Itaú para oferecer formação para profissionais empenhados em enfrentar os desafios contemporâneos da comunicação organizacional e da cultura de dados no terceiro setor.
Ele é voltado para profissionais que atuam em institutos, fundações e organizações da sociedade civil, assim como aqueles envolvidos diretamente com comunicação em organizações governamentais e nas áreas de ESG, responsabilidade e sustentabilidade social de empresas privadas.
Ao ser lançado, o processo seletivo para a primeira turma atraiu mais de 600 interessados de 15 estados; com 180 inscrições homologadas e 30 aprovados, que receberam bolsas integrais.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































