Artigo de pesquisadores da Aberje no Infomoney aborda comunicação de bancos centrais

O portal Infomoney publicou hoje o artigo Como a comunicação transformou a política monetária dos Bancos Centrais, escrito por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, e Leonardo Müller, economista-chefe da Aberje. No texto, eles exploram como a comunicação dos bancos centrais ganhou destaque a partir da década de 1990 – historicamente, essas instituições eram discretas, seguindo a máxima “Never explain, never excuse” (atribuída a Montagu Norman, ex-governador do Banco da Inglaterra entre 1920 e 1944).
Paulo e Leonardo destacam três fatores que impulsionam essa transformação: o papel das expectativas, os regimes de metas de inflação (que envolve uma comunicação clara sobre os objetivos do banco, para alinhar as expectativas do público com suas ações) e a busca por independência (conforme o banco central adquire autonomia, deve prestar contas).
Em sua conclusão, eles citam o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que afirmou: “É preciso mais do que ciência para se alcançar uma boa comunicação pública – é preciso também aprender a trabalhar com e por meio das palavras”.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































