World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum

Realizado em Bali, na Indonésia, entre os dias 19 e 22 de novembro, o World Public Relations Forum (WPRF) reuniu 1.468 participantes com o tema “Influência com Propósito para o Bem Comum”. A proposta abordou o papel transformador da comunicação em um cenário global em constante mudança e reafirmou o papel do evento como um dos mais importantes na área de relações públicas e gestão da comunicação.
+Leia o relatório com os destaques do evento
+Leia a newsletter da Global Alliance
Promovido pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management, confederação global das principais associações de comunicação, da qual a Aberje integra o board,, o fórum trouxe reflexões e compromissos alinhados responsabilidade social e ambiental, apresentando diretrizes fundamentais para os profissionais da área:
- Fortalecimento de relações e confiança: O evento destacou a importância de construir conexões significativas com as partes interessadas, com as pessoas (e a humanidade) no centro das estratégias de comunicação.
- Compromisso com responsabilidade mensurável: Ações devem estar alinhadas a objetivos organizacionais que tragam benefícios concretos à sociedade e ao meio ambiente.
- Liderança com perspectiva de direitos humanos: O uso de tecnologias, como a inteligência artificial, deve ser orientado pela ética, pela inclusão e pela proteção à privacidade.
O WPRF 2024 também reforçou o compromisso da Global Alliance em transformar a “Comunicação Responsável” no 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Avanços e colaboração global
A organização anunciou um plano estratégico que inclui diálogos com organismos como a Comissão Europeia, o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde, o Mercosul e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Esses esforços reforçam a relevância da comunicação como ferramenta para enfrentar desafios globais. Em 2025, a Global Alliance celebra 25 anos e vai seguir priorizando ações colaborativas, reforçando o papel da comunicação para influenciar positivamente a opinião pública e promover o bem coletivo.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































