World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum

Realizado em Bali, na Indonésia, entre os dias 19 e 22 de novembro, o World Public Relations Forum (WPRF) reuniu 1.468 participantes com o tema “Influência com Propósito para o Bem Comum”. A proposta abordou o papel transformador da comunicação em um cenário global em constante mudança e reafirmou o papel do evento como um dos mais importantes na área de relações públicas e gestão da comunicação.
+Leia o relatório com os destaques do evento
+Leia a newsletter da Global Alliance
Promovido pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management, confederação global das principais associações de comunicação, da qual a Aberje integra o board,, o fórum trouxe reflexões e compromissos alinhados responsabilidade social e ambiental, apresentando diretrizes fundamentais para os profissionais da área:
- Fortalecimento de relações e confiança: O evento destacou a importância de construir conexões significativas com as partes interessadas, com as pessoas (e a humanidade) no centro das estratégias de comunicação.
- Compromisso com responsabilidade mensurável: Ações devem estar alinhadas a objetivos organizacionais que tragam benefícios concretos à sociedade e ao meio ambiente.
- Liderança com perspectiva de direitos humanos: O uso de tecnologias, como a inteligência artificial, deve ser orientado pela ética, pela inclusão e pela proteção à privacidade.
O WPRF 2024 também reforçou o compromisso da Global Alliance em transformar a “Comunicação Responsável” no 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Avanços e colaboração global
A organização anunciou um plano estratégico que inclui diálogos com organismos como a Comissão Europeia, o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde, o Mercosul e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Esses esforços reforçam a relevância da comunicação como ferramenta para enfrentar desafios globais. Em 2025, a Global Alliance celebra 25 anos e vai seguir priorizando ações colaborativas, reforçando o papel da comunicação para influenciar positivamente a opinião pública e promover o bem coletivo.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































