PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de dezembro de 2024

Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025

Encontro destacou aprendizados e o papel estratégico da comunicação corporativa em um cenário de desafios e transformação
Mario Bucci
Crédito: Tati Nolla
 
  • COMPARTILHAR:

Na última quinta-feira, 28 de novembro, a sede da Ticket, em São Paulo, foi palco do encontro de encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos de 2024. Representantes de organizações associadas se reuniram para compartilhar melhores práticas, aprendizados e tendências em comunicação corporativa. Promovidos pela Aberje, os comitês são espaços de troca e aprendizado voltados a temas estratégicos, que conectam profissionais em torno de desafios comuns.

O evento contou com apresentações de coordenadores e vice-coordenadores dos quatro comitês temáticos da Aberje, que apresentaram as principais lições aprendidas e tendências observadas ao longo do ano. Também foram realizadas dinâmicas interativas conduzidas por Thalita Dominato, da Aberje, que promoveu networking e discussões colaborativas entre os participantes.

Sinergia entre comunicação e RH: um eixo estratégico

Tatiana Romero, diretora de RH da Ticket, abriu o encontro destacando o papel central da comunicação interna nas organizações. “Comunicação é RH e RH é Comunicação”, afirmou. A integração entre as áreas, apontou, é essencial para promover ideias que apoiem a estratégia organizacional.

Crédito: Tati Nolla

Essa visão foi complementada por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, que ressaltou a importância de temas transversais no trabalho dos comitês. Santos contou que, para o próximo ano, a Aberje planeja adotar novos formatos com maior interação em seus eventos, como business challenges. Ele ainda chamou a atenção para a transformação nas lideranças das organizações, reforçando a importância da mensuração das ações de comunicação.

Leonardo Müller, economista-chefe da Aberje, apresentou a pesquisa Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil. Ele reforçou a necessidade de maior participação dos associados nas iniciativas de coleta de dados da entidade, fundamentais para orientar decisões estratégicas.

Aprendizados e melhores práticas

Os coordenadores e vice-coordenadores dos quatro comitês temáticos destacaram os avanços de 2024 e apresentaram tendências para 2025.

Coordenador do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação, Leandro Provedel, da ENGIE, agradeceu aos membros do comitê e ressaltou que mensurar e analisar dados é fundamental tanto para a comunicação quanto para os negócios. “Não há fórmula única. Cada empresa tem suas necessidades específicas e caminha em seu próprio ritmo para adotar práticas baseadas em dados”, explicou.

Crédito: Tati Nolla

Entre os aprendizados do comitê, destacaram-se:

  • A importância de conectar objetivos de comunicação aos resultados de negócios, elevando a relevância do trabalho realizado;
  • O uso de dados primários para fundamentar estratégias e decisões;
  • A necessidade de ir além da mensuração de performance em comunicação, correlacionando métricas com resultados de negócios;
  • A migração para sistemas de dados mais integrados ao núcleo estratégico das empresas.
Crédito: Tati Nolla

Gláucia Dias, da Suzano, representou Bruna Ribeiro, também da Suzano, como coordenadora do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento para ESG. Junto com Maria Tereza Gomes da Silva, da Jabuticaba Conteúdo, vice-coordenadora do comitê, ela destacou o papel da inteligência artificial como ferramenta para tornar a comunicação ESG mais ágil e confiável. Ela também mencionou outras práticas eficazes discutidas ao longo do ano, como:

  • Personalização da comunicação interna, com adaptação de linguagem e uso de narrativas que engajam;
  • Foco em governança, com iniciativas que tornam processos mais tangíveis para os públicos internos e externos;
  • Engajamento por metas claras, ajustadas ao contexto sociopolítico e às necessidades organizacionais.
Crédito: Tati Nolla

Tatiana Maia Lins, da Makemake, e Renata Nascimento apresentaram tendências estratégicas para 2025 identificadas pelo Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas, com destaque para:

  • A gestão de reputação em um cenário de polarização e riscos de cancelamento;
  • Combate e prevenção de fake news;
  • Adoção de tecnologias emergentes e inteligência de dados;
  • Sustentabilidade e consumo consciente como pilares da comunicação corporativa;
  • Fortalecimento da autenticidade e transparência para construção de reputação;
  • Uso estratégico das redes sociais de executivos para reforçar a imagem corporativa.

“As policrises que enfrentamos demandam a presença da comunicação nos conselhos das empresas”, afirmou Tatiana, ressaltando o papel estratégico da área na gestão de riscos e oportunidades.

Crédito: Tati Nolla

César Rua, da Vivo, coordenador do Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora, e Elizeo Karkoski, da P3K, vice-coordenador, destacaram os desafios e avanços relacionados à comunicação interna e à marca empregadora. Segundo eles, a liderança é o principal canal de comunicação nas empresas, e o engajamento depende de um diálogo inclusivo e adaptado às expectativas de diferentes gerações (Baby Boomers, X, Y e Z).

Outros aprendizados apresentados pelo comitê incluíram:

  • A importância da escuta ativa e da integração entre áreas para fortalecer a marca empregadora;  
  • A discussão sobre a separação entre comunicação interna e externa, que pode ser ajustada conforme o perfil e o tamanho da empresa;
  • A necessidade de uma cultura organizacional orientada por dados, essencial para decisões rápidas e embasadas;
  • O papel de influenciadores internos como produtores de conteúdo, com a comunicação interna atuando como curadora.

Ao final do encontro, Thalita parabenizou os coordenadores e vice-coordenadores pelos resultados alcançados em 2024, agradeceu aos membros pela dedicação e compromisso e informou que a votação dos temas para os comitês de 2025 será realizada no próximo ano.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.