PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
23 de agosto de 2024

Quarta reunião do Comitê Aberje de Mensuração reforça papel da liderança na estratégia de dados

Boas práticas devem incluir governança e alinhamento de KPIs a objetivos da organização
Mario Bucci
 
  • COMPARTILHAR:

A quarta reunião do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação, discutiu a importância do engajamento da alta liderança no processo. O encontro, que contou com a participação de Pedro Paciornik, diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing da Valmet, e Bruno Costa, diretor de Estratégia de Dados da Barões Digital Publishing, destacou a relevância da governança de dados e a importância de integrar KPIs à estratégia empresarial.

Leandro Provedel, coordenador do Comitê e gerente de Comunicação e Marca da ENGIE Brasil, abriu o evento agradecendo a presença dos participantes e ressaltando a importância de mensurar resultados que realmente impactam os negócios. A questão central lançada por ele, “Quais os resultados de comunicação que você mede em sua empresa que comprovam a contribuição para os negócios?”, foi o ponto de partida para a discussão dos membros do Comitê reunidos em grupos menores e, logo a seguir, o debate entre todos os participantes da reunião.

Costa apresentou o case “Além da Energia”, da ENGIE, que ilustra como a comunicação pode ir além da geração de leads, posicionando a empresa como um think tank na transição energética. O projeto, que compete com publishers tradicionais, se destaca pela distribuição orgânica e impulsionada de conteúdos, acompanhada por um rigoroso controle de métricas. Além disso, dados proprietários e inteligência de audiência são usados como ferramentas para compreender e engajar o público-alvo.

Paciornik, da Valmet, falou sobre a importância da governança na gestão de dados. Segundo ele, a chave está em como os dados são trabalhados e estruturados em KPIs que agregam valor à performance. Ele destacou a relevância de alinhar KPIs com a estratégia da empresa e a importância do engajamento da alta diretoria com essa estratégia para o sucesso na mensuração de resultados.

As discussões continuaram com perguntas de executivos dos setores de mineração e transporte aéreo, que abordaram a segmentação do público interno e o impacto da comunicação na performance comercial. Costa respondeu enfatizando que, embora não haja uma segmentação específica, os líderes de equipe podem atuar como curadores, utilizando as redes sociais para alcançar colaboradores fora do ambiente de trabalho.

Um membro de uma fintech questionou sobre a alimentação de dados para áreas de performance, e foi destacado que a comunicação institucional da ENGIE impacta o desempenho dessas áreas ao alimentar o topo do funil com um público mais qualificado.

O encerramento da reunião trouxe reflexões sobre a medição de reputação a partir do trabalho de brand publishing, com um executivo do setor de tecnologia levantando a questão sobre como a reputação é afetada pelo trabalho realizado em projetos como o “Além da Energia”. Provedel ressaltou que, apesar dos desafios, o projeto conseguiu posicionar a ENGIE como líder no setor, complementando questões setoriais e reforçando a reputação da empresa.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.