PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de junho de 2024

A nova liderança em tempos de emergências climáticas

Patricia Marins
 
  • COMPARTILHAR:

É difícil não deixar de comparar as cenas da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul com a série Walking Dead ou com vários clássicos filmes de guerra. As  perdas humanas irreparáveis e as consequências de ordem econômica e social, ainda difíceis de mensurar, também expuseram fragilidades estruturais e fizeram reverberar o alerta vermelho de aprender a viver em tempos de emergências climáticas.

Eventos extremos se intensificam no planeta, provando o que os cientistas dizem há bastante tempo. O aquecimento global mudou os padrões do clima. Muitas ondas de calor e de frio, secas, incêndios florestais, tempestades e enchentes ainda estão por vir.

Diante de fenômenos dessa magnitude, as perguntas que surgem são: podemos amenizar esses impactos?

É preciso planejar e se preparar. No que se refere à infraestrutura, planos bem-feitos e bem aplicados funcionam bem. O problema maior está em lidar com a crença das populações, que negam as urgências climáticas.

Líderes devem assumir um novo papel, o de catequizadores da ciência e dos efeitos das mudanças climáticas. Eles devem ter a capacidade de convencer as pessoas sobre o perigo que a humanidade estava correndo (e está) com o aumento gradativo de gases de efeito estufa e da temperatura no planeta.

Acreditar na ciência, ser didático e combater o negacionismo são prerrogativas da liderança atual, que também precisa abraçar o financiamento de pesquisas ambientais, buscar ampliar pautas legislativas que combatam os danos ao meio ambiente e que punam desmatadores e detratores dos recursos naturais.

A questão não é atribuição apenas aos governantes. Também bate à porta das empresas. As agendas corporativas devem andar ainda mais alinhadas às principais agendas da sociedade, gerando um movimento coletivo de conexão com a preservação do planeta, das pessoas e dos negócios.

O estudo “Comprometimento Econômico das Mudanças Climáticas”, publicado na revista Nature, no último mês abril, aponta que os problemas de cunho climático trarão retração na economia global de 19% nos próximos 26 anos.

A crise climática é apenas uma das muitas tensões e instabilidades nos tempos atuais, em que vivemos a chamada policrise. Um contexto que exige dos novos líderes estado de alerta contínuo e flexibilidade de serem comunicadores da ciência e abertos às rápidas mudanças.

Nesse aspecto, a boa comunicação tem o papel não só de informar, como também de salvar vidas e mudar realidades. Pensar no coletivo, no bem do planeta, é uma obrigação. E também uma oportunidade.

É preciso coragem para assumir o protagonismo dessa agenda e adotar novas posturas que estimulem mudanças concretas.

Os verdadeiros líderes da era da urgência climática são os que evoluem o seu modelo de negócio, estabelecendo metas de redução de dados ambientais e sociais, e maximizam os impactos da agenda dos ODS. São líderes que transformam as suas categorias. São agentes de ação e transformação para resolução das pautas de sustentabilidade. São capazes de imaginar o futuro que queremos construir e agir nessa construção.

A nova liderança é a que fura a barreira do negacionismo e ganha relevância perante a sociedade pela capacidade de restaurar a confiança e estabelecer processo de prototipagem de soluções.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Patricia Marins

Patrícia Marins é sócia-fundadora da Oficina Consultoria, especialista em gestão de crises de alto risco reputacional e autora de "Muito além do Media training – o porta-voz na era da hiperconexão".

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.