Arena de Ideias debate o consumo consciente e a economia criativa

O videocast Arena de Ideias desta semana (13/6) debaterá como o consumo consciente e a economia criativa podem transformar o futuro do mundo. Com consumidores cada vez mais atentos ao impacto de suas escolhas, as empresas estão adaptando seus produtos e serviços para se alinharem a práticas sustentáveis e inovadoras. Para falar sobre o tema, Patricia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria, recebe Isabel Braga, fundadora da Bogo & Bobags, empresa de produtos de luxo que atua com uma abordagem inovadora e sustentável.
No WebSummit 2024, Braga lançou a plataforma Bogo que possibilita a realização de negócios circulares, em oposição ao modelo linear de produção, venda e descarte. Conhecida por sua dedicação à economia circular e ao consumo consciente, ela integra essas práticas em seus negócios.
Também participa do debate Paulo Conegero, fundador da P.CON, empresa oferece consultoria estratégica e capacitação, com foco em Social Selling e transformação de vendedores em consultores de vendas digitais. Ele é consultor e palestrante com mais de 19 anos de experiência em transformação digital para o varejo, tendo atuado em marcas como Burberry, Coach, Farfetch e Kopenhagen.
Segundo uma pesquisa do Sebrae, 74% dos consumidores brasileiros consideram a sustentabilidade um fator importante em suas decisões de compra. Este dado mostra a crescente conscientização sobre o impacto ambiental e social de nossas escolhas de consumo.
A economia criativa é aliada do desenvolvimento sustentável e há uma cobrança da sociedade para que as empresas atuem e absorvam novos modelos de negócios que aliem seus produtos e serviços às matérias-primas da criatividade, do conhecimento e da cultura. Também está na mira dos negócios um modelo econômico que minimize o desperdício e faça o máximo uso possível dos recursos, diferente do modelo linear tradicional.
O Arena de Ideias é um espaço de debates online promovido pela Oficina Consultoria para a troca de ideias e debates sobre comunicação, reputação, política e tecnologia. O episódio #136 começa às 9h30, nesta quinta-feira (13/6), pelo Youtube. Acompanhe os debates, quinzenalmente, no canal do Arena de Ideias. Depois, o episódio fica disponível no Youtube e no Spotify.
ARENA DE IDEIAS | 3ª Temporada
Arena de Ideias #136: I Consumo Consciente e Economia Criativa
Quinta, 13 de junho de 2024, 09:30 – 10:30
Assista ao vivo o debate no Youtube aqui.
ARTIGOS E COLUNAS
Ciça Vallerio Etarismo nas empresas: o filtro que começa antes da entrevistaCarlos Parente A batata-quente na sua mão e o WhatsApp como ferramenta de comunicaçãoLeila Gasparindo A relevância na era dos algoritmos: como a IA reconfigura o diálogo entre assessorias de imprensa e redações
Destaques
- WhatsApp vira canal de Comunicação Interna e exige governança, métricas e estratégia
- Evento debate o papel da comunicação na adaptação climática das cidades durante a São Paulo Climate Week
- Pesquisa acadêmica com cases do Prêmio Aberje aponta fortalecimento de estratégias voltadas à identidade e legitimidade
Notícias do Mercado
- Cortex Summit 2026 abre espaço para debate sobre reputação corporativa e IA
- Reclame Aqui vira motor das plataformas de IA para reputação de marcas
- Fiat reforça legado de inovação em celebração pelos 50 anos no Brasil































