Revista Organicom recebe artigos sobre Inteligência Artificial
A próxima edição da Revista Organicom está recebendo sugestões de textos para publicação. O tema da vez é “Comunicação, Organizações e Inteligência Artificial: impactos, sistemas generativos e uso de dados”, e os autores podem enviar seu material até o dia 15 de dezembro. Os textos devem seguir as normas da revista, que estão disponíveis aqui.
O debate relacionado aos efeitos, progressos e desafios da Inteligência Artificial (IA) vem engajando o meio acadêmico, a mídia, e o mercado. Pode-se dizer que vivenciamos, mais uma vez, um momento de ruptura e transformação nos modos de nos comunicar, relacionar e transacionar. A sociedade adentra aquela etapa da digitalização onde sistemas maquínicos emergem do consolidado papel de coadjuvantes para um compartilhamento de protagonismo com o ser social. O campo da Comunicação, por sua centralidade de ação e por sua transversalidade epistemológica, é diretamente impactado pelo estreitamento das relações homem-máquina. Os processos comunicativos, ao atuarem no campo das organizações, seja nos relacionamentos com seus públicos, marcas, imagem e narrativas corporativas, se vêem diante de decisões que envolvem, por exemplo, o uso de dados estruturados sobre o ambiente do negócio, a implementação de sistemas inteligentes (e artificiais) para correlacionar estes dados às estratégias, a delegação de atividades rotineiras para um algoritmo, o uso de sistemas inteligentes generativos – tipo ChatGPT e Bard – que por suas habilidades de absorção de informação acabam por assumir uma comunicação significativamente autônoma.
A Organicom, ciente do cenário transformador, propõe discutir o que atualmente está em curso por parte de organizações e dos estudos acadêmicos sobre o uso de sistemas inteligentes nas suas estratégias de comunicação e de relações públicas. E, especialmente, propõe uma discussão sobre o porvir da aplicabilidade deste panorama ultra-digitalizado, questionando efeitos, consequências e necessidades para os profissionais de RP e de Comunicação, de maneira geral.
Como pilares de interesse, mas não se limitando a eles, apontamos:
- Questões éticas, legais e de ordem prática no âmbito da Comunicação Organizacional e RP;
- Uso de dados, Big Data, algoritmos, dataficação e plataformas de mídias sociais digitais;
- Sistemas generativos e afins e suas utilizações e efeitos no dia a dia profissional da área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas;
- Impactos na formação e nas competências dos profissionais de comunicação;
- Usos, práticas, alternativas, possibilidades, oportunidades, vantagens, bem como as consequências, implicações, riscos e problemáticas;
- Aspectos de transformação de identidades, branding, e narrativas por meio do uso de avatares, sistemas automatizados para diálogo com os públicos, e de construção de personas influenciadoras.
Os trabalhos podem ter caráter teórico, mas também podem abranger estudos de caso, de práticas profissionais, reflexões sobre os impactos e riscos do uso da IA contribuindo e ampliando o entendimento desse campo em constante evolução, dinamismo e volatilidade.
COORDENADORAS DO DOSSIÊ
Elizabeth Saad, Universidade de São Paulo – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
bethsaad@gmail.com
Carolina Frazon Terra, Universidade de São Paulo – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
carolinaterra@gmail.com
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Edição especial da newsletter Fake Alert rebate notícias falsas sobre enchentes no RS
- Newsletter Fake Alert de abril discute PL das fake news, pesquisa sobre disseminação de notícias falsas e outros temas
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Diretor executivo da Aberje participa de aula magna na ECA USP
- Aberje e Ideal apresentam report Web Summit Rio
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Botox nas ideiasLeila Gasparindo A nova era da Comunicação IntegradaPaulo Nassar Abertura do seminário “Diálogos que conectam: A Comunicação na construção do futuro”Letícia Vidica A importância da comunicação inclusiva e da filantropia estratégica na estrutura das empresasPaulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e Democracia