PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
15 de maio de 2023

Neoenergia e UNICEF se unem para apoiar redes públicas de ensino e fortalecer currículos com foco em mudanças climáticas, eficiência energética e reaproveitamento de resíduos

Neoenergia vai investir R$ 4,5 milhões para reforçar a implementação da iniciativa do UNICEF, beneficiando 120 mil estudantes em três estados do nordeste e no Distrito Federal
Assessoria de Imprensa Aberje
Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil, e Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, assinam a parceria
 
  • COMPARTILHAR:

A Neoenergia assinou nesta sexta-feira (12/5) uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para apoiar ações de educação e de meio ambiente em escolas públicas da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. A companhia vai doar ao Fundo cerca de R$ 4,5 milhões, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa, com foco no aprendizado sobre mudanças climáticas, eficiência energética e reaproveitamento de resíduos, vai promover a formação de 4 mil professores e beneficiar cerca de 120 mil alunos, em 500 unidades de ensino das regiões envolvidas.

A parceria tem duração de três anos. Ao longo desse período, serão desenvolvidos materiais pedagógicos e estratégias de formação continuada dos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental; atividades de sistematização e compartilhamento de boas práticas. O projeto se concentra na agenda socioambiental e está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as questões relativas às mudanças climáticas, eficiência energética e reaproveitamento de resíduos.

As atividades contribuem para o alcance das metas estabelecidas pela Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS 13), sobre tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

A assinatura da parceria foi realizada, na sede da companhia, no Rio de Janeiro. Pela Neoenergia, estiveram presentes o CEO Eduardo Capelastegui; a diretora vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade, Solange Ribeiro; o diretor de Relações Institucionais e Governamentais, João Paulo Neves Baptista Rodrigues; e a superintendente de Eficiência Energética, Ana Mascarenhas. Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.

“Acreditamos que iniciativas educativas ajudam a conscientizar a sociedade sobre a importância do uso eficiente da energia e mudanças climáticas. Temos o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas ao mesmo tempo em que contribuímos para o desenvolvimento sustentável do planeta. A parceria com o UNICEF nos permite chegar até esses jovens, conscientizando sobre esse processo e criando alternativas sustentáveis que podem ser replicadas nas comunidades onde vivem”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

“Educar crianças, adolescentes e jovens para o século 21 passa, necessariamente, por falar sobre mudanças climáticas. Como sociedade, temos de repensar a escola e ter currículos e aprendizados concretos sobre como mudar e preservar o planeta para essa e para as próximas décadas e gerações. Por isso nossa alegria com essa parceria”, afirmou Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

A parceria entre Neoenergia e UNICEF existe desde 2014 por meio de investimentos em projetos. Entre 2014 e 2016, a companhia doou R$ 1 milhão para desenvolver ações nas áreas de atuação da Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN) e Neoenergia Pernambuco (PE). Foram 375 municípios beneficiados por meio da formação de 1.767 multiplicadores dos conceitos de uso sustentável, eficiente e seguro de energia elétrica.

Em 2015, o UNICEF realizou por 50 dias a mostra “Ilumanidade: luz para cada vida, luz para toda vida”, que recebeu a visita de 10.433 pessoas em quatro capitais brasileiras: Salvador, Recife, Natal e Rio de Janeiro. As três distribuidoras do Nordeste doaram R$ 397 mil reais para a execução do projeto. Outra exposição, “Vida em Jogo”, retratou em 2016 a dificuldade dos estudantes para chegar à escola no semiárido. Neoenergia Coelba e Neoenergia Pernambuco fizeram uma doação conjunta de R$ 284 mil.

Entre 2017 e 2022 foram arrecadados nas contas de energia o total de R$ 7,7 milhões, que apoiaram projetos em 15 municípios pernambucanos, envolvendo 385 escolas com a capacitação de 3.495 profissionais e 70 mil alunos beneficiados, na melhoria da qualidade da educação básica.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.