PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
02 de outubro de 2007

Tudo isso e é só o começo

Paulo Nassar
 
  • COMPARTILHAR:

A Petrobras veiculará agora em outubro um anúncio comemorativo aos 40 anos da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. O título: ‘Todo executivo de comunicação já aprendeu com a Aberje’. E no corpo do anúncio, sobre uma bela foto de um executivo caminhando: ‘A Aberje está completando 40 anos. São quatro décadas de pioneirismo, formando e orientando executivos de comunicação e suas empresas. E a Petrobras, primeira empresa brasileira a ter um departamento de comunicação, esteve junto por todo esse tempo. Aliás, temos tantos profissionais ligados à Aberje que a gente não sabe se parabeniza ou agradece.’

Esta página dupla de revista, aberta diante dos nossos olhos, materializa e reflete o exercício da atividade nos seus 14.600 dias. Foi muito trabalho, acredite. Foram centenas e centenas de eventos de todos os tamanhos; de congressos nacionais e internacionais a pequenas reuniões, em um incessante trabalho de advocacy e de lobby do comunicador e da comunicação empresarial, respectivamente, diante de empresários, membros da academia e da sociedade em geral.

Responsabilidade e sustentabilidade

Prova disso? Há 40 anos ninguém dava a mínima importância para a área. Mas, graças ao trabalho de formiguinha de centenas de profissionais que entenderam a importância de construir uma associação, hoje se pode dizer que ela foi protagonista do campo e da profissão de comunicador organizacional do Brasil, com seus milhares de cursos ministrados por especialistas, acadêmicos, pesquisadores, autoridades, nas inúmeras pesquisas realizadas pelo DatAberje, nosso Instituto de Pesquisa, na dezena de livros editados pela Aberje Editorial, nossa editora, pelo nosso Centro de Memória e Referência, o CMR Aberje, com seu acervo de 40 anos, com os 17 anos da revista Comunicação Empresarial, pioneira no Brasil, entre outros tantos feitos.

O exercício diário de pensar a atividade – de onde viemos, quem somos, o que e como fazemos e qual a importância para os outros daquilo que fazemos – nos possibilitou comprovar nossa existência – especialmente ao longo da década de 1990, período da grande reestruturação produtiva brasileira – na consolidação dos processos de reestruturação patrimonial, nas fusões e aquisições. Também nas inovações de processos e produtos; na consolidação da cultura do respeito ao consumidor e de milhões de empregados de empresas de todo o país; na prática da transparência nos relacionamentos com acionistas, investidores e toda a sociedade. Pode-se dizer também que na comunicação das responsabilidades e da sustentabilidade das empresas neste mundo no qual a legitimidade é tão importante quanto a legalidade e a competência das organizações diante de seus públicos e do mercado.

Democracia e diálogo

Hoje, nesta casa, ninho da comunicação empresarial, nos inquietamos a nos perguntar para qual lado iremos. Ainda não temos a resposta. Mas uma das possibilidades mais quentes passa pela complexidade das operações e relações das organizações com a sociedade no contexto de absoluto respeito ao meio ambiente. Isso vai demandar o entendimento e o trabalho do profissional em questões caracterizadas por enorme transversalidade e interdependência entre práticas e conhecimentos. O profissional de comunicação deverá ter a visão culta da atividade e do mundo, de maneira a estar inserido na definição das políticas organizacionais, que levam em conta os dilemas éticos e estéticos da atividade empresarial de nosso tempo – e cuja complexidade é tratada em documento da ABERJE intitulado ‘A comunicação organizacional frente ao seu tempo’. Além disso, deverá desenvolver uma forte alteridade, esforçando-se para compreender a visão e as razões dos outros, seus públicos, as redes sociais e a sociedade em geral, que podem, muitas vezes, se colocar contra o negócio.

Tendo sempre como propósito de fundo a atitude que reforça o bem supremo da nossa civilização: a democracia e, conseqüentemente, seu irmão gêmeo, o diálogo.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP e pesquisados no campo da interface entre Comunicação e Antropologia. Docente de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP) desde 2006, onde ministra, juntamento com o Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, a disciplina stricto sensu “Memórias Rituais, Narrativas da Experiência”. Pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.