PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
29 de novembro de 2016

Por uma postura verdadeiramente sustentável

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Criado com o objetivo de acomodar as demandas dos promotores do desenvolvimento econômico com as inquietações sobre a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, o uso do termo sustentabilidade difundiu-se e incorporou-se ao vocabulário das empresas e dos meios de comunicação de massa a ponto de se tornar quase uma unanimidade global. Mas o que é um negócio sustentável no mundo atual? A resposta óbvia seria aquele que tem desempenho econômico satisfatório para os stakeholders e que proporciona benefícios reais para a sociedade, sem impacto negativo para o meio ambiente. Entretanto, se analisarmos friamente, uma empresa pode ser negligente com o meio ambiente e com os direitos de seus colaboradores, aferir prejuízo e, ainda assim, gerar um belo relatório de sustentabilidade.

As empresas verdadeiramente sustentáveis são aquelas que cumprem suas promessas e que estabelecem um canal de comunicação direto e transparente com seus públicos estratégicos, pois entendem que há desdobramentos naquilo que fazem e que suas atitudes podem afetá-los futuramente. Esse vínculo se fortalece no melhor interesse para os dois lados, garantindo que as necessidades de ambos sejam atendidas e permaneçam em equilíbrio. Uma pesquisa da agência de relações públicas Cone Communication levantou que 91% dos consumidores globais esperam que as empresas busquem algo mais do que o lucro, conduzindo seus negócios de maneira responsável e observado questões sociais e ambientais. Além disso, 86% acreditam que se uma empresa assume compromissos de responsabilidade social, ela é responsável por obter resultados e comunicá-los.

 

O primeiro passo para uma comunicação sustentável é ser transparente. Isso implica clareza e realismo sobre as metas que se deseja alcançar, e sinceridade sobre a consecução delas. Pode-se não atingir os objetivos projetados, mas é preciso reconhecer os problemas e mostrar que existem esforços para contorná-los. Nesse sentido, é preciso ser positivo. A maioria dos públicos conhece bem os desafios de sustentabilidade das empresas e, portanto, está mais interessada em soluções tangíveis e precisas. Na era da informação, é cada vez mais fácil investigar os fatos. A construção da confiança com o público pressupõe trocas sinceras, que favoreçam a comunicação bidirecional. Um público respeitado acredita que recebe mensagens verdadeiras e se sente no direito de dar seu feedback. Finalmente, ouvir o público é valioso para conhecê-lo melhor, e é isso que torna a comunicação plenamente relevante, evitando ruídos e perda de tempo.

 

A Ticket valoriza a sustentabilidade na gestão de seus processos internos e na gestão de pessoas. Essa atitude proporciona benefícios que afetam suas relações com todos os seus públicos de interesse, dentro e fora de seu campo de atuação. Os compromissos socioambientais da empresa estão representados pelo “Movimento Ideal”, diretriz mundial de sustentabilidade do Grupo Edenred, constituído a partir de encontros com os públicos prioritários da empresa, a fim de entender suas necessidades, e traduzir as crenças e os compromissos da companhia para a gestão dos projetos de forma sustentável. Os pilares dessa iniciativa (alimentação saudável, performance ambiental, desenvolvimento social e mobilidade sustentável) estão em linha com os valores da empresa, e visam a atender um dos princípios basilares de transparência, que é o diálogo e o engajamento com seus stakeholders, por meio da publicidade de informações verdadeiras e passíveis de verificação sobre suas práticas. São reflexos dessa postura os relatórios de sustentabilidade, os investimentos nos canais de atendimento aos nossos clientes e as condutas empreendidas em nossos ambientes de trabalho, na relação com o consumidor e em outros contextos. Sobretudo, entendemos que não estamos sozinhos no mundo e que, por isso, devemos levar os impactos que causamos nas vidas dos demais a sério, hoje e sempre

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.