Por uma postura verdadeiramente sustentável
29 de novembro de 2016
  • English

Criado com o objetivo de acomodar as demandas dos promotores do desenvolvimento econômico com as inquietações sobre a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, o uso do termo sustentabilidade difundiu-se e incorporou-se ao vocabulário das empresas e dos meios de comunicação de massa a ponto de se tornar quase uma unanimidade global. Mas o que é um negócio sustentável no mundo atual? A resposta óbvia seria aquele que tem desempenho econômico satisfatório para os stakeholders e que proporciona benefícios reais para a sociedade, sem impacto negativo para o meio ambiente. Entretanto, se analisarmos friamente, uma empresa pode ser negligente com o meio ambiente e com os direitos de seus colaboradores, aferir prejuízo e, ainda assim, gerar um belo relatório de sustentabilidade.

As empresas verdadeiramente sustentáveis são aquelas que cumprem suas promessas e que estabelecem um canal de comunicação direto e transparente com seus públicos estratégicos, pois entendem que há desdobramentos naquilo que fazem e que suas atitudes podem afetá-los futuramente. Esse vínculo se fortalece no melhor interesse para os dois lados, garantindo que as necessidades de ambos sejam atendidas e permaneçam em equilíbrio. Uma pesquisa da agência de relações públicas Cone Communication levantou que 91% dos consumidores globais esperam que as empresas busquem algo mais do que o lucro, conduzindo seus negócios de maneira responsável e observado questões sociais e ambientais. Além disso, 86% acreditam que se uma empresa assume compromissos de responsabilidade social, ela é responsável por obter resultados e comunicá-los.

 

O primeiro passo para uma comunicação sustentável é ser transparente. Isso implica clareza e realismo sobre as metas que se deseja alcançar, e sinceridade sobre a consecução delas. Pode-se não atingir os objetivos projetados, mas é preciso reconhecer os problemas e mostrar que existem esforços para contorná-los. Nesse sentido, é preciso ser positivo. A maioria dos públicos conhece bem os desafios de sustentabilidade das empresas e, portanto, está mais interessada em soluções tangíveis e precisas. Na era da informação, é cada vez mais fácil investigar os fatos. A construção da confiança com o público pressupõe trocas sinceras, que favoreçam a comunicação bidirecional. Um público respeitado acredita que recebe mensagens verdadeiras e se sente no direito de dar seu feedback. Finalmente, ouvir o público é valioso para conhecê-lo melhor, e é isso que torna a comunicação plenamente relevante, evitando ruídos e perda de tempo.

 

A Ticket valoriza a sustentabilidade na gestão de seus processos internos e na gestão de pessoas. Essa atitude proporciona benefícios que afetam suas relações com todos os seus públicos de interesse, dentro e fora de seu campo de atuação. Os compromissos socioambientais da empresa estão representados pelo “Movimento Ideal”, diretriz mundial de sustentabilidade do Grupo Edenred, constituído a partir de encontros com os públicos prioritários da empresa, a fim de entender suas necessidades, e traduzir as crenças e os compromissos da companhia para a gestão dos projetos de forma sustentável. Os pilares dessa iniciativa (alimentação saudável, performance ambiental, desenvolvimento social e mobilidade sustentável) estão em linha com os valores da empresa, e visam a atender um dos princípios basilares de transparência, que é o diálogo e o engajamento com seus stakeholders, por meio da publicidade de informações verdadeiras e passíveis de verificação sobre suas práticas. São reflexos dessa postura os relatórios de sustentabilidade, os investimentos nos canais de atendimento aos nossos clientes e as condutas empreendidas em nossos ambientes de trabalho, na relação com o consumidor e em outros contextos. Sobretudo, entendemos que não estamos sozinhos no mundo e que, por isso, devemos levar os impactos que causamos nas vidas dos demais a sério, hoje e sempre

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.