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19 de dezembro de 2009

No calor do tempo, faz-se a história

Paulo Nassar
 
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A expressão responsabilidade histórica foi fortemente lembrada e repetida em Copenhague, no âmbito das operações de relações públicas sobre as discussões sobre um novo tratado climático global. Depois dos slogans marqueteiros da responsabilidade social e da sustentabilidade, empresas e governos nada comprometidos com as causas ambientais, a responsabilidade histórica esteve nos discursos de Sarkozy e Lula.

Responsabilidade histórica é o conjunto das responsabilidades corporativas. Ou seja, a comercial, a ambiental, a social e a cultural, ao longo da história da organização – que examino em meu livro Relações Públicas: na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações, lançado em 2007. Mais do que tudo, a responsabilidade histórica é a forma como a sociedade vê e se relaciona com temas como o tempo, a memória, a vida e a morte, questões que as discussões do tratado climático de Copenhague colocaram na mídia global, de maneira doutrinária e filosófica. Nunca a vida e a morte foram discutidas em tal dimensão: bilhões de humanos discutem temas que uma dúzia de gregos geniais passou a vida debatendo.

O tempo, como nosso pai e algoz, está implícito na discussão do nosso destino diante das questões que envolvem as conseqüências do aquecimento global. Francisco Goya, na sua alegoria pintada entre 1821 e 1823, que retrata Saturno devorando os seus filhos, o tempo – Cronos para os gregos e Saturno para os romanos – é representado como o ministro da morte. O que nos lembra a irreversibilidade do fim e sua contraposição, quando o tempo é pensado de maneira cíclica, que aponta para um eterno recomeço: a visão milenar dos dias e estações que sempre voltam e de uma humanidade que tem os seus mortos substituídos pela eterna juventude.

Homero expressa, em um trecho da Ilíada, o pensamento grego acerca do tempo cíclico e suas renovações: “Tal o nascimento das folhas, tal o dos homens. Há folhas que o vento espalha por terra, mas a floresta potente produz outras, a Primavera retorna. O mesmo sucede aos homens: nasce uma geração, a outra finda” . O antigo desenho circular da serpente que morde o próprio rabo, representa também o atributo desse tempo que repete eternamente suas criações, uma idéia de tempo que tranquiliza porque promete outras existências e a possibilidade de resgatar vidas estupidamente perdidas ou esvaziadas pela falta de entusiasmo ou rumo.

Em nossos dias essa idéia entrou em crise, assim como as idéias de Deus e do progresso inevitável, De tal forma que, ante os desastres anunciados, principalmente os ecológicos, ficamos simultaneamente sem mitos e sem ciência. Restam-nos as toneladas de dióxido de carbono produzidas na passagem para o ano de 2010 nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e outras, como exemplos de má responsabilidade histórica. Feliz 2010.

¹A Ilíada. Homero.Editora Europa-América, pág.92, 1999

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP e pesquisados no campo da interface entre Comunicação e Antropologia. Docente de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP) desde 2006, onde ministra, juntamento com o Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, a disciplina stricto sensu “Memórias Rituais, Narrativas da Experiência”. Pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

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