PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de outubro de 2014

Mediador democrático

Paulo Nassar
 
  • COMPARTILHAR:

Das urnas e da intensa disputa pela presidência da República nasce um novo desafio para o comunicador: a mediação democrática. Não há dúvidas de que o pleito foi pacífico e sem perdedores. Ganha a presidente Dilma Rousseff que foi eleita para um segundo mandato, mas ganha igualmente Aécio Neves, agora depositário de um patrimônio de substantivos 50 milhões de votos.

Ao comunicador cabe se perguntar que caminhos seguir. Os próprios candidatos parecem apontar rumos: falam de união em torno de projetos que dignifiquem o resultado das urnas e em diálogo. Falam em educação e crescimento econômico. Falam em liberdade e em respeito às diferentes visões de mundo.

Não é o que temos que fazer? A ideia é olhar para dentro das organizações públicas e privadas e lançar pontos para compreensão das diferenças e das diferentes tendências de opiniões e pensamentos. Clarificar posições em lugar de ignorá-las ou jogar os impasses para debaixo do tapete.

Na verdade, brota das urnas um país a exigir soluções práticas em todas as frentes: na comunicação, na educação, na ética, na inclusão e, acima de tudo, no combate à violência, à corrupção, a xenofobia, a homofobia e à todo tipo de discriminação. Coloca-se acima de partidos. O que vimos, de um extremo a outro da geografia brasileira, é um cidadão que pensa, que se informa, que se posiciona e decide.

Não por coincidência foi a eleição com resultados mais equilibrados desde a Constituição de 1988. Disputou-se palmo a palmo, urna a urna. O que fazer, pode e devem se perguntar os comunicadores?

O primeiro e decisivo passo é ler a textura dos tempos e criar novas narrativas que enfatizem o entendimento, a participação e a igualdade na multiplicidade. Se a justiça e o valor da lei afirmam-se como o caminho para unir os brasileiros, o dialogo concreto e voltado para as soluções desponta nesse período pós eleição como a chave para a mediação democrática.

Há um novo país nascendo a exigir uma comunicação nova e atenta para os muitos sonhos da sociedade. Vamos procurar entendê-lo e participar dessa grande corrente transformadora que faz do Brasil uma grande e irreversível democracia de massas.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP e pesquisados no campo da interface entre Comunicação e Antropologia. Docente de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP) desde 2006, onde ministra, juntamento com o Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, a disciplina stricto sensu “Memórias Rituais, Narrativas da Experiência”. Pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.