Mediador democrático

Das urnas e da intensa disputa pela presidência da República nasce um novo desafio para o comunicador: a mediação democrática. Não há dúvidas de que o pleito foi pacífico e sem perdedores. Ganha a presidente Dilma Rousseff que foi eleita para um segundo mandato, mas ganha igualmente Aécio Neves, agora depositário de um patrimônio de substantivos 50 milhões de votos.
Ao comunicador cabe se perguntar que caminhos seguir. Os próprios candidatos parecem apontar rumos: falam de união em torno de projetos que dignifiquem o resultado das urnas e em diálogo. Falam em educação e crescimento econômico. Falam em liberdade e em respeito às diferentes visões de mundo.
Não é o que temos que fazer? A ideia é olhar para dentro das organizações públicas e privadas e lançar pontos para compreensão das diferenças e das diferentes tendências de opiniões e pensamentos. Clarificar posições em lugar de ignorá-las ou jogar os impasses para debaixo do tapete.
Na verdade, brota das urnas um país a exigir soluções práticas em todas as frentes: na comunicação, na educação, na ética, na inclusão e, acima de tudo, no combate à violência, à corrupção, a xenofobia, a homofobia e à todo tipo de discriminação. Coloca-se acima de partidos. O que vimos, de um extremo a outro da geografia brasileira, é um cidadão que pensa, que se informa, que se posiciona e decide.
Não por coincidência foi a eleição com resultados mais equilibrados desde a Constituição de 1988. Disputou-se palmo a palmo, urna a urna. O que fazer, pode e devem se perguntar os comunicadores?
O primeiro e decisivo passo é ler a textura dos tempos e criar novas narrativas que enfatizem o entendimento, a participação e a igualdade na multiplicidade. Se a justiça e o valor da lei afirmam-se como o caminho para unir os brasileiros, o dialogo concreto e voltado para as soluções desponta nesse período pós eleição como a chave para a mediação democrática.
Há um novo país nascendo a exigir uma comunicação nova e atenta para os muitos sonhos da sociedade. Vamos procurar entendê-lo e participar dessa grande corrente transformadora que faz do Brasil uma grande e irreversível democracia de massas.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil


































