E-LEARNING – A efetividade do aprendizado à distância no mundo corporativo

Uma série de reuniões, diversos projetos ao mesmo tempo, viagens, visita à clientes, e-mails sem fim, participação em eventos, workshops e, além de todos estes compromissos na agenda, treinamentos de vendas, de recursos humanos, de segurança da informação, de compliance, e por aí vai…
Mesmo com todas as tarefas e compromissos, é possível que as capacitações à distância sejam inseridas e tenham posição de destaque na agenda dos colaboradores. Como? Não existe formula mágica, mas toda a tecnologia disponível atualmente pode ajudar, e muito, nessa forma de educação corporativa continuada.
Os e-learnings são conhecidos por permitirem a criação de treinamentos interativos e customizados de acordo com a necessidade de cada empresa, área de negócio ou o assunto a ser disseminado. As principais tendências deste tipo de capacitação são a possibilidade da realização de treinamentos adaptados aos dispositivos móveis, como tablets e smartphones; a criação de programas adaptados de acordo com a necessidade de aprendizagem de cada público, por exemplo, evitando que o colaborador invista seu tempo em assuntos os quais ele já tenha estudado; o gamefication, que nada mais é do que usar técnicas de jogos para promover uma forma mais divertida e interativa de aprendizado e, por fim, a tecnologia automatizada, que proporciona um ambiente de aprendizado mais objetivo e focado em promover conteúdo de mais qualidade, ao invés de disponibilizar grande quantidade de informações que dificilmente serão absorvidas pelos leitores.
A maior vantagem dos treinamentos à distância é o fato de o colaborador poder escolher o melhor momento para realizá-lo, onde e quando desejar, o que certamente contribui com sua produtividade. As possibilidades de criação de conteúdo são infinitas, mas a questão central é desmistificar os treinamentos à distância simplesmente como uma obrigatoriedade a ser cumprida pelos colaboradores nas empresas e mostrá-los como novas possibilidades de aprendizado e de interação com os assuntos que são importantes para cada empresa.
Colaborou neste texto:
Beatriz Cesar, relações públicas, atua como gerente de Comunicação Corporativa com experiência nos segmentos químico, farmacêutico, de construção e serviços.
Referências:
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
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