PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de agosto de 2019

Digitalização do campo integra soluções para o futuro da agricultura

Gerhard Bohne
 
  • COMPARTILHAR:

 

O Brasil foi colonizado cultivando cana-de-açúcar, governado pela política do café com leite e a agricultura até hoje é o principal pilar de sustentação da balança comercial do País. Ainda assim, a percepção do consumidor com relação ao agronegócio muitas vezes é distorcida, mesmo com os esforços do produtor rural que, a cada safra, busca alcançar máxima produtividade aliada à sustentabilidade. A população urbana também não costuma ter conhecimento do quanto de tecnologia existe nos processos agrícolas para que o alimento chegue à mesa, atendendo uma população mundial crescente que deve chegar a cerca de 10 bilhões de pessoas em 2050.

Tanto o meio urbano quanto o rural são usuários, por exemplo, de aplicativos. A digitalização nas fazendas é uma realidade e este pilar é o propulsor da relação entre o campo e a cidade. Processos como o de rastreabilidade permitem que o agricultor registre o passo a passo do cultivo e informe os quesitos de sustentabilidade que foram adotados para que haja produção responsável. Esta é uma prova de que a consciência pelo futuro já se faz agora.

Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA), 61% dos produtores utilizam smartphone, sendo que 64% dos usuários de aplicativo de mensagens instantâneas o fazem também para fins profissionais. Neste momento em que as redes sociais são enormes difusoras de informação, o setor precisa se comunicar, inclusive nos canais digitais, de forma assertiva para ajudar o agricultor na tomada de decisões, afinal, isso influencia na forma com que a comida chegue ao prato da população.

O futuro já é agora! A Bayer entende que a digitalização integra diversas soluções, que vão desde o uso de drones para aplicação de defensivos até a coleta e processamento de dados por meio da plataforma Climate FieldView – passo importante na integração com a Monsanto.  Além disso, oferecemos aos nossos clientes a Rede AgroServices, uma plataforma de serviços que funciona semelhante aos programas de fidelidade das companhias aéreas, onde o agricultor pode trocar pontos por benefícios. Estamos também investindo na produção de conteúdo de credibilidade, com objetivo de deixar o agricultor e a sociedade bem informados sobre essas inovações nos canais digitais. O campo digital é um caminho sem volta, e estas iniciativas nos permitem continuar levando o papel fundamental do agricultor à sociedade e, de forma mais ampla, contribuir com a geração de renda e economia nacional.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Gerhard Bohne

Engenheiro Agrônomo pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Atual CEO da Bayer Agrícola Brasil. Profissional com mais de 20 anos de experiência em empresa de grande porte multinacional, no segmento de agronegócios/agrícolas, atuando em planejamento estratégico, gestão administrativa, financeira, desenvolvimento de produtos, relacionamento com clientes com ampla vivência no desenvolvimento do planejamento estratégico de expansão, novos negócios, gestão de vendas e inteligência de mercado.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.