Digitalização do campo integra soluções para o futuro da agricultura

O Brasil foi colonizado cultivando cana-de-açúcar, governado pela política do café com leite e a agricultura até hoje é o principal pilar de sustentação da balança comercial do País. Ainda assim, a percepção do consumidor com relação ao agronegócio muitas vezes é distorcida, mesmo com os esforços do produtor rural que, a cada safra, busca alcançar máxima produtividade aliada à sustentabilidade. A população urbana também não costuma ter conhecimento do quanto de tecnologia existe nos processos agrícolas para que o alimento chegue à mesa, atendendo uma população mundial crescente que deve chegar a cerca de 10 bilhões de pessoas em 2050.
Tanto o meio urbano quanto o rural são usuários, por exemplo, de aplicativos. A digitalização nas fazendas é uma realidade e este pilar é o propulsor da relação entre o campo e a cidade. Processos como o de rastreabilidade permitem que o agricultor registre o passo a passo do cultivo e informe os quesitos de sustentabilidade que foram adotados para que haja produção responsável. Esta é uma prova de que a consciência pelo futuro já se faz agora.
Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA), 61% dos produtores utilizam smartphone, sendo que 64% dos usuários de aplicativo de mensagens instantâneas o fazem também para fins profissionais. Neste momento em que as redes sociais são enormes difusoras de informação, o setor precisa se comunicar, inclusive nos canais digitais, de forma assertiva para ajudar o agricultor na tomada de decisões, afinal, isso influencia na forma com que a comida chegue ao prato da população.
O futuro já é agora! A Bayer entende que a digitalização integra diversas soluções, que vão desde o uso de drones para aplicação de defensivos até a coleta e processamento de dados por meio da plataforma Climate FieldView – passo importante na integração com a Monsanto. Além disso, oferecemos aos nossos clientes a Rede AgroServices, uma plataforma de serviços que funciona semelhante aos programas de fidelidade das companhias aéreas, onde o agricultor pode trocar pontos por benefícios. Estamos também investindo na produção de conteúdo de credibilidade, com objetivo de deixar o agricultor e a sociedade bem informados sobre essas inovações nos canais digitais. O campo digital é um caminho sem volta, e estas iniciativas nos permitem continuar levando o papel fundamental do agricultor à sociedade e, de forma mais ampla, contribuir com a geração de renda e economia nacional.
Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Nelson Silveira É no silêncio de um ChevroletPablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativa