03 de agosto de 2016

Are you prepared?

Rolf Helmuth Goldberg - 08.16

lema escoteiro original, em inglês, “be prepared” (“esteja preparado”), foi criado pelo fundador do movimento, Robert Baden Powell.

Esteja preparado mentalmente Pensando de antemão nas situações e problemas que podem ocorrer, de forma a saber e desejar atuar de maneira correta no momento correto.

Esteja preparado corporalmente, tornando-se forte, ativo e capaz de atuar de maneira correta no momento correto.

O que isso tem a ver com idiomas e carreira? Parece óbvio, e racionalmente resolvido, mas será que é?

Os números dizem o contrário.

No Brasil, apenas 5% da população fala uma segunda língua e menos de 3% têm fluência em inglês de acordo com uma pesquisa feita pela Catho.

Dos 4 000 alunos da Berlitz, escola de inglês, por exemplo, 30% são presidentes e diretores e 60% estão na média gerência – a grande maioria no nível básico. Na direção e na presidência, apenas um terço já é considerado avançado.

Com 120.000 executivos, participantes avaliados em programas de idiomas nos clientes da Paradigm, o nível médio de proficiência é de 44% numa escala que vai de 0 a 100% sendo zero o que não compreende nem fala nada e próximo 100% seria um quase nativo.

O que aconteceu?

Em 1986 quando comecei a dar treinamento para executivos em idiomas, o idioma Inglês era “Nice to have”, legal ter, mas na realidade fazia muito pouca diferença na vida corporativa, o comprometimento com o desenvolvimento era mínimo e grande parte dos alunos estava lá muito mais por incentivos fiscais oferecidos as empresas para a educação e pacotes de benefícios do que um treinamento necessário para a carreira.

A globalização da forma que conhecemos hoje estava engatinhando. No início da década de 1990 com a abertura das importações as coisas começaram a mudar.

O mundo girou muito mais rápido durante esta década. Com a chegada da internet nas nossas vidas e um período de privatizações, fusões, grande entrada de multinacionais e investimento estrangeiro. E com isto o idioma, principalmente o Inglês, passou como um relâmpago de “nice to have”, para “important to have”, para “have to have”.

Para algumas pessoas esta necessidade chegou tão rápido que “perderam o bonde”.

Desde então a busca pelo milagre e a solução rápida começou. Infelizmente ela não existe. O processo pode ser acelerado através de estratégias de alta exposição, mas mesmo assim não é algo resolvido da noite para o dia.

A preparação deve ter início bem antes da necessidade para que, quando ela chegar, você já esteja preparado.

Vamos juntos trilhar este caminho! “We want you to BE PREPARED!”

 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *