PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios

01 de abril de 2019
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Um olhar sincero para o futuro

 

Clarice M O Kobayashi
Renahan Gil
 
  • COMPARTILHAR:

Após o entendimento sobre o que é a Agenda 2030 do Pacto Global, iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU para encorajar as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa, gostaria de aproveitar para levá-los para um caminho crucial de pensamento, apoiando-nos nos princípios da agenda.

A Agenda 2030 contempla os princípios, meios e ferramentas para o planeta e para a prosperidade pactuada pelo Brasil e outros 192 países que integram a Organização das Nações Unidas – ONU. É a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals, ou SDG), suas metas e, principalmente, os indicadores para monitoramento desta grande agenda que entendemos a conexão direta com os sistemas de gestão empresarial.

As parcerias, aspecto central para o desenvolvimento da Agenda 2030, tem se ampliado cada vez mais e convergidos públicos que antes não eram diretamente e explicitamente envolvidos. Em Davos (2018), a UNDP (United Nations Development Programme) estreitou ainda mais os laços com o Fórum Econômico Mundial ao observar o potencial impacto negativo que a Indústria 4.0, particularmente as iniciativas de automação, vão causar nas empresas, no mercado de trabalho e nas economias do mundo todo, se não for um processo bem cuidado e com a participação efetiva de todos os atores.

Sobre o Brasil, especificamente, crescem regularmente os fóruns aonde o tema “planejamento estratégico” vem sendo debatido à luz de uma agenda de desenvolvimento. Mais do que isso é a importância de todos estes temas serem abordados de forma integrada e com pensamento de longo prazo. No Brasil, a maioria dos planejamentos fica vinculada à gestão político-partidária, atendendo a interesses de grupos específicos e não da sociedade e também, muitas vezes, estes planos ficam apenas na prateleira, sem implementação.

O que precisamos é de algo mais longo, perene, que ultrapasse mandatos, que ultrapasse interesses específicos e que ultrapasse gerações.  E é disso que se trata implantar uma agenda de desenvolvimento em um país atendendo a toda uma sociedade, respeitando as diferenças culturais, as necessidades regionais, seus estágios de amadurecimento e suas necessidades, de forma priorizada, com o engajamento consciente da sociedade.

A cultura do rigor demora a ser implementada. Não basta apenas uma geração para termos resultados, assim como na educação. As empresas, cada vez mais, entendem o apelo e a importância extrema de se pensar muito além dos ciclos normais de planejamentos bi-anuais. Uma pesquisa da Ethical Corporation (Responsible Business Trends report, 2018), o qual participaram cerca de 1500 empresas ao redor do mundo, observa-se a importância de olhar a longo prazo. Muito disso se expressa no ordenamento destas organizações, que tem dado atenção especial para temas como Mudança Climática, Trabalho Decente, Igualdade de Gênero e Energia. Mas outros temas estão intimamente associados e podem ser observados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Lembramos que nesta pesquisa ficou expresso que 75% dos CEO estão convencidos do valor do desenvolvimento sustentável e isso é bem relevante, mas não 100% expressivo a ponto de se obter os resultados na velocidade necessária. Serão necessárias rupturas e inovação para se obter os resultados pois as mudanças só ocorrerão se houver sensibilização, conscientização e ações mobilizadoras.

A pergunta é quanto ao tempo para ocorrer esta conscientização. A alavancagem consciencial não é mais algo que devamos nos dar ao luxo de relegar ao tempo. Vivemos outro momento da história. Há um medo tremendo sobre o que chamam de “SDG Wash”, assim como ocorreu em outros grandes ciclos de abordagens referente a sustentabilidade, tal como o “Green Wash”. Mas voltando a cultura do rigor, planejar é a ciência da antecipação.   Cada vez mais, esta antecipação vem acompanhada de movimentos grandiosos de alavancagem consciencial e inovação, e é disso que precisamos, para que possamos produzir riqueza e permitir que prosperidade chegue a todos, assim como evitar que tragédias como temos observado e que estas não mais ocorram, especialmente derivada de ações de corrupção.  Construir o futuro é a melhor forma de não temê-lo (GIGET, 2007).

Então, como vocês estão se preparando para o futuro: estão construindo ou são apenas expectadores?

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Clarice M O Kobayashi

Clarice M O Kobayashi é engenheira Elétrica, EPUSP; EMBA, BSP; membro de board de empresas, sócia diretora da CK Counseling & Knowledge; fundadora e diretora do Instituto Prospectiva – INSPRO – com atuação em Planejamento de Longo Prazo; membro do CONECTICIDADE da PRO Poli USP; membro do CRA SP nos grupos TST, GENE, GPG e participa da CEC Comissão de Engajamento e Comunicação da Rede do Pacto Global.

Renahan Gil

Renahan Gil tem mais de 15 anos em consultoria, na busca de soluções mais efetivas para os problemas das sociedades atuais e futuras. Foi conselheiro de delegações brasileiras no Fórum Político de Alto Nível na sede das Nações Unidas, e hoje apoia governos, iniciativa privada e sociedade civil no entendimento dos benefícios de se ter uma agenda de desenvolvimento comum e bem integrada.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade