Observatório de Sinais: a visão de Dario Caldas
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Como o título indica, “Observatório de Sinais – Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências” apresenta os fundamentos da metodologia de pesquisa, análise e aplicação estratégica de tendências idealizada por Dario Caldas e que deu origem à empresa de consultoria e estudos de mercado homônima. Trata-se de livro pioneiro na abordagem metodológica da pesquisa e análise de tendências e continua sendo obra referencial para profissionais, pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas e setores de atividades apesar de sua edição no início dos anos 2000 pela Editora SENAC Nacional. A edição em e-book, atualizada em 2015, traz um capítulo inexistente na versão impressa, “As novas regras das tendências”, em que o autor revê e atualiza a discussão.
O texto apresenta uma análise abrangente e inovadora do tema ‘tendências’, um olhar crítico e desafiador sobre verdades tidas como absolutas e há muito sedimentadas nesse universo. O autor faz um questionamento do que existe de anacrônico, imediatista e superficial na construção das tendências. Um trabalho baseado em uma pesquisa multidisciplinar e que surpreende por muitos aspectos, especialmente pela diversidade e contemporaneidade das questões apresentadas. O raciocínio parte da desmistificação do conceito de tendência, desde sua origem à forma como é utilizado nas mais diferentes indústrias e setores.
QUEM É O AUTOR
Bacharel em Ciências Sociais (FFLCH-USP) e Mestre em Comunicações (ECA-USP), Dario Caldas especializou-se em análise de tendências com cursos realizados no IFM – Institut Français de la Mode (Paris) e na Domus Academy (Milão). Fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais. Com 25 anos de carreira acadêmica, atualmente é professor de pós-graduação de Comportamento de Compra e Consumo, Pesquisa e Análise de Mercado e Competitividade na BSP – Business School São Paulo, no Centro Universitário Belas Artes e na Escola de Gestão do Senai Paraná. Palestrante e escritor, tem 4 livros publicados: Homens: Comportamento e Mercado (1997, organizador), Universo da Moda (1999; 2013 em e-book, e-odes); Observatório de Sinais: Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências (2004; 2014 em e-book, e-odes); e A Reinvenção do Tempo: Aceleração e Desaceleração na Sociedade e no Consumo (2014, e-book, e-odes). Assina a coluna “de_signs” para a revista AbcDesign e participa frequentemente de matérias sobre tendências e comportamento na mídia.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires