99: pesquisa revela quais comportamentos aborrecem motoristas e passageiros durante a viagem
16 de dezembro de 2020
  • English

• Pesquisa foi feita com usuários cadastrados na 99, em todo o país

• Diferença entre o que é aceitável para motoristas e o que eles já vivenciaram com passageiros chega a 851%

• Para conscientizar os usuários, 99 lança Guia da Comunidade incentivando gentileza e respeito em sua plataforma
Uma pesquisa realizada pelo aplicativo de mobilidade 99 mostra os comportamentos que aborrecem passageiros e motoristas nas corridas, e a diferença entre o que é aceitável e o que acontece no dia a dia. De acordo com a empresa, o objetivo é entender o que gera discussões e episódios de desrespeito nas corridas, que correspondem a 59% das ocorrências de segurança da plataforma.

Entre os motoristas, por exemplo, apenas 8% acham aceitável que passageiras e passageiros entrem no carro sujos ou molhados, mas mais da metade deles já passou por essa situação. Ou seja, a diferença entre o que motoristas consideram aceitável e o que a outra parte faz é de 664% nesse caso.

O contraste entre o que é aceitável para motoristas e o que já foi vivenciado chega a 851% no caso do não recebimento do pagamento. Mais de 60% dizem já ter vivido, mas apenas 7% consideram aceitável em alguma situação.

Veja mais no gráfico:

Entre passageiras e passageiros, o levantamento mostra que o desrespeito às regras de trânsito é o que mais incomoda. Entre 40% e 50% deles dizem que já vivenciaram motoristas falando ao celular ou dirigindo em alta velocidade, enquanto só 17% e 7% dos condutores admitem ter tido esses comportamentos, respectivamente.

Outros pontos de atrito são a escolha de caminhos mais longos e pedidos de motoristas por notas positivas, por exemplo.

Confira na tabela:

A pesquisa foi realizada no mês de novembro, com 50% de motoristas e passageiros homens e 50% de passageiras e motoristas mulheres. Foram coletadas 1.821 respostas.

Guia da Comunidade 99

Para esclarecer sobre quais comportamentos são esperados ou proibidos, o aplicativo lançou o Guia da Comunidade 99 . O documento tem como objetivo promover respeito a mais de 20 milhões de passageiras, passageiros e motoristas do app. O material foi produzido em parceria com o Instituto Ethos, referência na atuação em responsabilidade social empresarial no país.

Segundo a companhia, a meta é criar um círculo virtuoso de gentileza para uma plataforma e sociedade melhores — diminuindo assim casos de desrespeito durante corridas.

O Guia da Comunidade 99 está disponível online  em 99app.com/guiadacomunidade, será divulgado para toda a base do app e deverá ser aceito por quem utiliza o serviço. Além disso, vai contar com uma plataforma de treinamento para usuárias e usuários, além de campanhas de conscientização.

O documento foi construído com a participação das próprias passageiras, passageiros e motoristas, incluindo pessoas em várias regiões do país de diferentes gêneros, raças e orientações sexuais. Também colaboraram especialistas como psicólogos, sociólogos e antropólogos, além de autoridades no combate à discriminação de mulheres, negros e LGBTI+, entre outros.

“Com linguagem simples e muito clara, o Guia é resultado de um ano de trabalho e foi desenvolvido colaborativamente através de 18 conversas com grupos focais contando ao todo com 29 passageiras, passageiros e motoristas de todo o Brasil, incluindo mulheres, pessoas negras e LGBTI+”, explica diz Pâmela Vaiano, diretora de Comunicação da 99.
 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *