07 de julho de 2016

5 motivos para dar atenção ao Branded Content

Beatriz Arruda | Jornalismo Júnior

Ferramenta antiga do universo da publicidade, o Branded Content está novamente ganhando espaço na Comunicação Corporativa. Literalmente “conteúdo de marca”, esse método visa entrar em contato com o público de uma empresa oferecendo conteúdo relevante, relacionado ao universo daquela marca.

Confira algumas razões para valorizar essa estratégia no marketing.

No dia 13/07, acontece o Seminário Aberje de Branded Content. Veja a programação aqui.

Imagem: Shutterstock
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1- O futuro da nossa indústria

Não é novidade para ninguém que o jeito de consumir mudou de uns anos para cá, obrigando a publicidade a se reinventar. A propaganda convencional, muitas vezes embalada e vazia de informação pertinente, já não chama tanta atenção como antes. As pessoas, cada vez mais, estão prezando pelo conteúdo relevante, útil, informativo, educativo ou de entretenimento. É isso que o Branded Content busca oferecer. Para Edward Pimenta, Diretor de Apoio Editorial e do Estúdio Abril Branded Content, é fundamental que jornalistas, publicitários, relações públicas e empresários estejam atentos a esse mecanismo: “O BC oferece um approach diferente do da publicidade tradicional e todos os profissionais de comunicação deveriam saber mais sobre o assunto porque ele indica o futuro da nossa indústria.” Já segundo Eduardo Pugnali, gerente de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP, a publicidade, assessoria de imprensa e outros setores da comunicação estão perdendo a intensidade da sua capacidade de divulgar mensagens, sendo assim, o Branded Content é uma área que vai abarcar a maioria desses profissionais.

 

2- Vínculo mais forte com o cliente

Trabalhar com o modo como as pessoas veem e se relacionam com a marca pode trazer muitos benefícios para a empresa. Quanto mais o público interage e se identifica, maiores as chances de criar um grande vínculo com ele. O marketing de conteúdo trabalha com essa questão: busca oferecer aquilo que agrada o cliente e que representa os valores e interesses da empresa. Segundo Pimenta, essa estratégia permite que o cliente confie mais na empresa, nos seus produtos e serviços: ”O que o branded content propicia às marcas é um contato mais próximo com a audiência, uma relação mais orgânica, menos intermediada, menos interruptiva e necessariamente baseada em uma relação de confiança e transparência.”

 

3- Maior conhecimento sobre o seu público e sua marca

Para saber o que interessa ao seu cliente é preciso conhecê-lo, assim como é preciso conhecer as características, objetivos e valores do seu próprio negócio. Implantar o Branded Content como estratégia de marketing requer pesquisa e planejamento, e nesse caminho é possível compreender bem mais para quem o produto está sendo oferecido. De acordo com Cassio Politi, diretor de Content Marketing da Tracto, pular essa etapa é um dos grandes erros que uma empresa pode cometer na instalação dessa estratégia.

 

4- Vantagem competitiva

A relação mais estreita entre o consumidor e a marca faz com que esta ganhe mais credibilidade e respeito, destacando-a em meios as outras empresas e, consequentemente, atraindo mais público. Além disso, uma vantagem de usar o Branded Content no marketing é o custo mais baixo e a duração do impacto nas pessoas, que é bem maior. A propaganda convencional tem um retorno mais rápido, admite Politi, mas ele acredita que a união de ambas as formas de publicidade garantem o êxito de um negócio: “Vejo que as empresas que conseguem integrar os dois métodos são as que alcançam mais sucesso.”

 

5- Aliado do mundo digital

As pessoas estão cada vez mais ligadas com as novas tecnologias: dispositivos móveis e a internet revolucionaram a forma de ver e viver. Com o Branded Content isso não poderia ser diferente. A estratégia é antiga, mas se renovou com o mundo digital, já que qualquer marca pode agora fazer o seu próprio conteúdo em blogs, sites e redes sociais, sem contar a divulgação e o grande alcance que permite estas últimas. Para Pimenta, a internet levou o marketing de conteúdo a outro patamar: “As redes sociais trouxeram a noção de que todas as marcas poderiam, do dia para a noite, exercer o papel de publisher, produzindo conteúdo próprio em seus sites e perfis sociais sem qualquer intermediação.” Além disso, Pugnali ressalta que o modo de comprar e avaliar um produto mudaram com a internet e é preciso fazer um bom marketing de conteúdo para garantir a reputação da marca: “O modo de compra mudou. Se antes o consumidor buscava a opinião de amigos sobre um determinado produto hoje, com a internet, é possível saber o que as pessoas de todos os cantos do mundo pensam a respeito daquele objeto.”

 

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