3M e Terracycle celebram seis anos do Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, representa a luta pela defesa do meio ambiente e o incentivo à reflexão sobre a importância da conservação dos recursos do planeta. Como a sustentabilidade é um de seus pilares estratégicos, a 3M – empresa associada da Aberje, dentre as ações que tem feito para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, neste mês de junho celebra seis anos de parceria com a líder global em soluções ambientais Terracycle.
Criado em junho de 2014 e pioneiro no Brasil, o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite, que tem por objetivo oferecer um novo destino para esponjas de limpeza doméstica usadas, que são transformadas em matéria-prima para produtos plásticos. Além da reciclagem, o programa também permite que os consumidores apoiem uma causa social, uma vez que as esponjas enviadas para a reciclagem, geram doações financeiras para ONGs e escolas públicas escolhidas por eles. Devido ao sucesso desta iniciativa, o Programa passou a ser replicado no Japão.

Atualmente, o programa é responsável por reciclar 1.846.620 milhões de esponjas – sendo mais de 174 mil só no primeiro semestre deste ano-, já arrecadou R$ 8.744,78 e tem 949.200 participantes diretos. A reciclagem, mais do que nunca, é um aspecto essencial na preservação do meio ambiente. Por isso, o Programa Nacional de Reciclagem se mantém ativo neste momento para os consumidores que queiram enviar as esponjas coletadas em casa via Correios ou até mesmo armazená-las por enquanto. Considerando o cenário de isolamento social – em que o ideal é diminuir ao máximo os deslocamentos – especificamente o Concurso Pontos em Dobro, que visa premiar os participantes com o dobro de pontos por esponja enviada, foi postergado por tempo indeterminado. Essa decisão tem o intuito de garantir que todos tenham a oportunidade de participar sem se arriscar a sair de casa neste momento.
Além disso, a Terracycle lançou no mês de abril no Brasil e em mais 15 países, o Concurso Global # KeepOnRecycling , que incentiva os consumidores a postarem, em suas redes sociais, dicas criativas de coleta de resíduos em casa. Até o dia 27 de agosto, data prevista para o término do concurso, as publicações mais criativas e com o maior número de curtidas terão a chance de ganhar até R$ 6.000,00 em pontos Terracycle que serão convertidos em doações financeiras para escolas públicas ou instituições sociais sem fins lucrativos. “Estamos felizes em completar 6 anos dessa iniciativa pioneira no Brasil, e os resultados obtidos pelo Programa Nacional de Reciclagem Scotch-Brite nesse período de parceria com a Terracycle demonstraram que pouco a pouco, temos atingido o nosso objetivo de conscientização sobre a importência da reciclagem e do olhar que todos devemos ter para a sustentabilidade” comenta Ana Marques Gonçalves, Analista de Marketing do Mercado de Consumo na 3M do Brasil.
Saiba mais sobre o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite e concurso Pontos em Dobro nos canais – http://www.scotch-brite.com.br/3M/pt_BR/scotch-brite-br/terracycle e http://www.terracycle.com/pt-BR/contests/concurso-pontos-em-dobro-2020.
Destaques
- Curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras aborda governança em patrocínios
- Hamilton dos Santos fala sobre oportunidades e desafios da comunicação corporativa na Semana de Integração da FGV
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente O veículo por aplicativo e a urgência da comunicação para alertar o mundoPablo Assolini A essência da comunicação integrada está no conteúdoPablo Lopes Tendências de social media para 2025Marcos Santos Ainda Estamos Aqui – Romper Fronteiras através da ArteNelson Silveira É no silêncio de um Chevrolet