13º Encontro de Comunicação Marista reuniu mais de 130 profissionais e falou sobre cultura do encontro e do diálogo

A Cultura do Encontro e do Diálogo foi o tema central do 13º Encontro de Comunicação Marista (Ecom) realizado na Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS). O evento, promovido pela Rede Marista – associado da Aberje, reuniu mais de 130 comunicadores da instituição.
O tema, inspirado nas reflexões do Papa Francisco, reforça a importância do diálogo, no seu sentido efetivo, de construção coletiva, de capacidade de abertura, disponibilidade e respeito ao outro. Esses pontos foram debatidos durante todo o evento e, a partir da perspectiva da comunicação, oportunizaram diferentes reflexões entre os profissionais.

A professora Marlene Marchiori e o vice-presidente executivo da Weber Shandwick, Everton Schultz, participaram da abertura do Ecom falando sobre reputação e confiança dentro das organizações. Para eles, as pessoas sempre devem estar no centro da instituição. Com sua experiência acadêmica na área da comunicação, Marlene reforçou a importância da atuação estratégica dos profissionais: “educar para comunicação é o nosso maior desafio” avaliou.
Schultz apresentou cases de diferentes áreas e provocou a reflexão sobre como executar novas estratégias de atuação junto com os públicos: “sair da nossa bolha de atuação é o primeiro passo”, afirmou. Além disso, ele também mostrou dados de pesquisas que falam sobre como os posicionamentos institucionais geram impactos na reputação e na confiança das organizações.
Realizado a cada dois anos, o Encontro de Comunicação Marista reúne todos os profissionais de comunicação da Rede Marista para discutir temas que impactam na gestão de comunicação e no desenvolvimento das práticas comunicacionais em cada empreendimento da instituição.
Destaques
- Diretor-presidente da Aberje reflete sobre legado do Papa Francisco em artigo
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni A Inteligência Artificial como aliada na Comunicação InternaLuis Alcubierre A linguagem é um vírusPaulo Nassar Morreu um homem bomGiovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!