12 recomendações da Global Alliance para uma comunicação responsável durante a Covid-19
Traduzido do comunicado no site da Global Alliance.
Dando continuidade às iniciativas empreendidas pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management, iniciada com a mensagem enviada por nosso presidente, Justin Green, sobre seguir as recomendações da OMS e as informações oficiais para combater a Covid-19, os membros do conselho, representando 280 mil profissionais e acadêmicos de 126 países, decidiram cooperar mais uma vez para redigir 12 mensagens que devem orientar as comunicações sobre a pandemia.
O objetivo dessa iniciativa é lembrar os governos, empresas, organizações e indivíduos de que a maneira como gerenciamos a comunicação é fundamental para moldar o sentimento do público, ajudar a superar essa crise global e, ao mesmo tempo, estarmos pronta para um futuro melhor. De acordo com o primeiro dos 16 princípios éticos que consideramos universais e fundamentais para a prática de relações públicas e gestão da comunicação, “trabalhamos no interesse público”, o que significa que nossa responsabilidade vai além de nossas próprias organizações.
Estes são os 12 pontos que a GA considera relevantes para fazer uma comunicação responsável sobre o coronavírus e seu impacto na coexistência social, na economia e, em geral, em todas as relações humanas.
1. Antes de se comunicar, pense no impacto de sua mensagem além da sua organização.
2. Não esconda o impacto da pandemia. Seja realista em suas comunicações, baseado em fatos.
3. Use linguagem simples e direta para minimizar a dramatização da situação.
4. Inclua esperança no espírito das comunicações.
5. Espalhe bons exemplos e práticas.
6. Identifique e legitime as emoções das pessoas.
7. Priorize as mensagens vindas de fontes oficiais.
8. Evite compartilhar notícias falsas. Seja crítico com as fontes de informação.
9. Não encha as redes com mensagens.
10. Não gaste tempo criticando a comunicação pública. Tente cooperar com ela para que melhore.
11. Apoie o trabalho da mídia, fornecendo informações precisas no momento certo.
12. O bom humor é um antídoto para a crise, desde que não seja leviano.
A Aberje é associada da Global Alliance e participa como membro do board da instituição.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025