Aberje Trends 6ª Edição

As grandes tendências da comunicação corporativa na era do metaverso

 
  • 15 de junho | quarta-feira

    WARM UP | TENDÊNCIAS GLOBAIS DA COMUNICAÇÃO: O QUE FUNCIONA DENTRO E FORA DO BRASIL | Para esquentar o tema de tendências do Aberje Trends, iremos receber executivos de Portugal e Estados Unidos que apresentarão cases de comunicação corporativa destes países. Em seguida, será conduzido um debate para discutir o que é comum para o setor da comunicação internacional e o que esbarra em questões culturais e políticas de cada país.

    AGENDA
    10h

    ABERTURA

    Hamilton dos Santos, Diretor-Geral da Aberje

    10h10

    ABERTURA APCE

    Eduardo Guedes, Presidente da APCE

    10h20

    TENDÊNCIAS GLOBAIS DA COMUNICAÇÃO: O QUE FUNCIONA DENTRO E FORA DO BRASIL

    Francisco Bosco, Ensaísta

    Marina Willisch, Vice President of Public Affairs, Communications & ESG na General Motors South America

    Juliana Calsa, Diretora de Comunicação da BRK Ambiental

     

    Mediador: Marc Tawil, Instrutor Oficial do LinkedIn Learning

    12h

    ENCERRAMENTO

     INSCREVA-SE
  • 22 de junho | quarta-feiraAGENDA
    08h00 – 09h00

    CREDENCIAMENTO E WELCOME-COFFEE

    09h00 – 09h10

    ABERTURA  

    Paulo Nassar, Professor titular da ECA-USP e Diretor-Presidente da Aberje

    Hamilton dos Santos, Diretor-executivo da Aberje 

     

    09h10 – 09h50

    PALESTRA ESPECIAL DE ABERTURA | MEGATENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

    Pedro Doria, Jornalista, escritor e palestrante

    09h50 - 11h10

    MESA REDONDA DE CEOS | TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE NEGÓCIOS E O IMPACTO NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

    Daniela Ota, Country General Manager da Dior

    Gustavo Werneck, CEO da Gerdau

    Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil

    Ana Karina Bortoni, CEO do Banco BMG

     

     

    Mediador: Pedro Doria, Jornalista, escritor e palestrante

    11h30 – 11h50

    CONFERÊNCIA 1 | METAVERSO E O FUTURO DA COMUNICAÇÃO 

    Já é possível antever a coexistência de várias experiências de metaverso, de diferentes companhias. Pensando na aplicabilidade para o mundo da comunicação, a sessão analisa as abordagens dos principais competidores e explica seus desafios tecnológicos. Um espaço para abordar a Interoperabilidade dos metaversos e os melhores usos e oportunidades para marcas.

    Thammy Marcato, Marcato, Transformation Architet, Advisory | Transformation
    & Innovation Consulting KPMG

    11h50 – 12h10

    CONFERÊNCIA 2 | ATRAÇÃO E FORMAÇÃO DE COMUNICADORES: TALENTOS VÃO EXIGIR FLEXIBILIZAÇÃO?

    A aceleração do digital nos últimos dois anos alterou a dinâmica do trabalho e tornou ainda mais complexa a missão das empresas na atração e retenção de comunicadores. Discussões relacionadas à flexibilização dos modelos laborais e saúde mental se intensificam. Quais são os hard e soft skills mais valorizados nos talentos que atuam em um ambiente de alta imprevisibilidade? O que as empresas esperam desses profissionais nos próximos anos? O que os talentos esperam das empresas?

    Gustavo Ramos, Diretor de Cultura, Comunicação Interna, Diversidade, Employee Experience e Employer Branding no iFood

    12h10 – 12h30

    CONFERÊNCIA 3 | O QUE NÃO É MEDIDO NÃO É GERENCIADO

    A comunicação digital vive a era da abundância de dados. A crescente ubiquidade dessas informações e as infinitas maneiras pelas quais são coletadas levantam questões sobre segurança, privacidade e como extrair insights a fim de torná-los úteis para as pessoas. Além disso, prevalece a noção de que as decisões nas organizações são cada vez mais data driven. Quais são as ferramentas e métodos que as organizações estão usando para mensurar dados e municiar as áreas de comunicação?

    Aline Almeida Magalhães, Head de Comunicação Institucional da Energisa

    Bruna de Frias Rodriguez, Gerente da área de Experiência de Marca e Performance do Grupo Energisa

     

    12h30 – 14h00

    ALMOÇO (NÃO INCLUSO)

     

    MESA 1 | A COMUNICAÇÃO INTERNA E O CONFLITO GERACIONAL: NOVOS COMUNICADORES PARA NOVAS PLATAFORMAS

    Depois de dois anos de pandemia, muitas empresas voltam ao trabalho presencial. Esta retomada se dá em um novo mundo, com mudanças de ferramentas, espaços de trabalho e até pessoas. O ingresso de funcionários da geração Z se dá nesse contexto de nova realidade, na qual as culturas das empresas sofreram grandes mudanças. Quais são as tendências de comunicação para esse novo público nativo da era da ‘hipercomunicação’, da conectividade e da preocupação com diversidade e saúde mental?

    14h00 – 14h20

    Larissa Santos Battistini, Gerente de Comunicação Institucional da Bayer Brasil

    14h20 – 14h40

    Helena Alonso, Líder de Comunicação Corporativa para a Dow no Brasil

    14h40 – 15h00

    Viviane Duarte, CEO Plano Feminino

    15h00 – 16h00

    DEBATE

    Mediador: Elizeo Karkoski, Sócio-Diretor na P3K Comunicação

    16h00 - 16h30

    INTERVALO

     

    MESA 2 | RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NA ERA DAS MEGACRISES

    Ano após ano o Brasil vive em diversas crises, muitas delas presentes em todo o mundo. Nesse contexto, falar em crise virou rotina. Mas como a comunicação das organizações no Brasil tem que se preparar para o auge da tensão num ano de eleições? Como as marcas precisam se precaver para se posicionar (ou não) perante públicos cada vez mais politizados e polarizados?

    16h30 – 16h50

    Bianca Minguci, Gerente de Contas da Nexis Solutions e especialista em soluções de monitoramento de mídia na LexisNexis

    16h50 – 17h10

    Raquel Ogando, Diretora Global de Comunicação e Reputação da BRF

    17h10 – 17h30

    Ricardo Castellani, Gerente de comunicação da Novo Nordisk

    17h30 - 18h30

    DEBATE

    Mediadora: Adriana Fernandes, Repórter especial e colunista de economia do jornal O Estado de S.Paulo

    18h30

    ENCERRAMENTO DO DIA

     INSCREVA-SE
  • 23 de junho | quinta-feiraAGENDA
    8h00 – 9h00

    CREDENCIAMENTO E WELCOME-COFFEE

    09h00 – 09h10

    ABERTURA | RESUMO DO DIA ANTERIOR E BOAS-VINDAS

    Hamilton dos Santos, Diretor-executivo da Aberje

    09h30 – 10h30

    PALESTRA ESPECIAL DE ABERTURA | WEB3, NFTS E O FUTURO DAS EMPRESAS EM UM MUNDO SEM COOKIES

    A Web3, baseada em tecnologia blockchain descentralizada, é uma evolução que promete mudar a dinâmica da propriedade dos dados, da publicidade e da produção de conteúdo. Empresas já começaram a explorar possibilidades, como os tokens não fungíveis (NFTs), que permitem fornecer valor exclusivo aos usuários, como benefícios e entrada em eventos. Ao mesmo tempo, 2022 será o último ano para que as áreas de marketing digital usem cookies de terceiros em suas estratégias de comunicação, fazendo com que empresas invistam em conteúdo proprietário para construir suas audiências

    Rafael Sbarai, Head de Produto e Operações do Cartola Express do Grupo Globo

    11h00 – 12h00

    POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES E AS NOVAS TENDÊNCIAS DO ATIVISMO

    A grande oferta de informação existente nos tempos atuais, deixa as pessoas mais conectadas. Organizações de todos os segmentos ajustam seus discursos a novos públicos, cada vez mais exigentes e preparados para exercer diversas formas de ativismo. Num momento de crise econômica, polarização e ano eleitoral, como as marcas precisam se precaver para se posicionar (ou não) perante públicos cada vez mais politizados e polarizados?

    Ana Fontes, Fundadora da RME- Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME

    Cristiane Santos Blanch, Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer

    Hélio Muniz, Chief Communications Officer/ ESG da Via e diretor-presidente da Fundação Casas Bahia

    Michel Blanco, Head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina

     

    Mediadora: Fernanda Guimarães, Repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo

     

    12h00 – 13h30

    ALMOÇO (NÃO INCLUSO)

     

    MESA 1 | GOVERNANÇA CORPORATIVA, DIVERSIDADE E TRANSPARÊNCIA

    Na era das fakenews e do excesso de informação, a governança corporativa ganha maior relevância nas empresas. Em busca de transparência, questões como compliance, diversidade e inclusão chegaram para ficar. Como as áreas de comunicação têm se envolvido na divulgação dessa cultura de transparência dentro e fora das organizações?

    13h30 – 13h50

    Leandro Provedel, Gerente Corporativo de Comunicação e Marca da Engie Brasil

    13h50 – 14h10

    Roberta Kuruzu, Gerente Executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Ypê

    14h10 – 14h30

    Gabriela Blanchet, Presidente | CEO na IBDEE

    14h30 – 15h30

    DEBATE

    Mediador: Wilson Barros, Sócio-diretor da agência Race Comunicação

    15h30 – 16h00

    INTERVALO

     

    MESA 2 | MEMÓRIA EMPRESARIAL E MUNDO DIGITAL: COMO AS ORGANIZAÇÕES PRESERVAM SUA CULTURA NA ERA DAS MUDANÇAS

    Preservar e perpetuar uma cultura organizacional nunca foi tarefa fácil. Mesmo que esse processo possa parecer orgânico, um momento de crise econômica, pandemia e digitalização oferece grandes desafios às empresas que viram a necessidade de se comunicar com todos os seus públicos de um jeito novo. Quais são os ensinamentos dessa época que podem apontar para uma tendência nos próximos anos?

    16h00 – 16h20

    Renata Spallicci, VP da Apsen Farmacêutica

    16h20 – 16h40

    Luiz Eduardo Serafim, Head de Marca & Comunicação e Líder de Inovação da 3M

    16h40 – 17h00

    Silvia Helena do Amaral, Gerente de Relações Governamentais e Comunicação Corporativa da Sylvamo Brasil

    17h00 – 18h00

    DEBATE

    Mediadora: Rosana Miziara, Relações Institucionais do Museu da Pessoa

    18h00

    ENCERRAMENTO

     INSCREVA-SE
  • 29 DE JUNHO | QUARTA-FEIRA

    AFTERWARDS | A ARTE COMO PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO |

    A associação entre arte e comunicação remonta os primórdios da humanidade e da construção de um conceito de sociedade. Mas por mais antiga que seja essa relação, ela não deixa de ser uma tendência para o futuro de marcas que pretendem ligar suas imagens a iniciativas culturais que possam promover conteúdo. Neste painel digital, a Aberje reúne organizações e profissionais de comunicação para a apresentação de cases e um debate sobre as tendências da arte como plataforma de comunicação.

    AGENDA
    10:00

    Abertura

     

    Ana Gonçalves Magalhães, Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP)

    Isabel Amorim, Superintendente executiva do Ecad

    Mário Henrique Costa Mazzilli, Diretor Superintendente do Instituto CPFL

     

     

     

    Debate

    Mediador: Claudio Mattos Brito Filho, Gerente Geral no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

    12:00

    Encerramento

     INSCREVA-SE
  • 30 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA

    AFTERWARDS | O ESPORTE COMO PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO|

    Os esportes movimentam pessoas no mundo todo em torno de sua grande expressão cultural. Neste contexto, atletas, marcas e equipes têm influência direta sobre as vidas das pessoas, evidenciando o papel social do esporte. Em um ano de Copa do Mundo, a Aberje promove um painel para discutir como o esporte pode ser uma ferramenta de comunicação eficiente para organizações preocupadas com sua imagem e metas de ESG.

    AGENDA
    10:00

    Abertura

     

    David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados (McDonald’s) para a América Latina

    Heloisa Rios, Sócia e CEO da Universidade do Futebol

    Walter Junior, Presidente do Referência Futebol Clube

     

    Mediador: Philipe Deschamps, Gerente de Cultura e Comunicação Corporativa da State Grid Brazil

    12:00

    Encerramento

     INSCREVA-SE
  • PATROCÍNIO

  • APOIO

  • MEDIA PARTNER

  • REALIZAÇÃO