Relações governamentais e ESG: novas competências para enfrentar esses desafios!

< Voltar
Live Lobby - peça site

Evento Online

  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

No universo político-econômico atual, o relacionamento entre o setor privado e as entidades públicas tem estado no centro das atenções. O cenário institucional, em um mundo em transição, está passando por uma grande mudança conjuntural e estrutural. O debate sobre pontos como postura ética e transparência passou a ser presente e essencial no dia a dia de empresas e organizações. Governança Ambiental, Social e Corporativa traz novos desafios.

Sustentabilidade. Ética. Compliance. Responsabilidade empresarial. Relacionamento com investidores. Interação. Pensamento integrado.

Não são mais apenas conceitos soltos. Se complementam e são fundamentais para a sobrevivência corporativa.

Neste contexto, cada vez mais as demandas e as necessidades de Relações Governamentais têm de estar alinhadas ao desenvolvimento sustentável e aos temas socioambientais e de governança. Cabe aos profissionais desenvolver competências para enfrentar esses desafios!

Programação

19:00

Abertura

19:10

Relações governamentais e ESG: - novas competências para enfrentar esses desafios!

  • Carlos Parente

    Diretor da Midfield Consulting, consultoria especializada em relações institucionais e governamentais (RIG), advocacy e comunicação empresarial

  • Grazielle Parenti

    Vice presidente global de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade e Presidente do Instituto BRF

  • Paulo Nassar

    Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP

  • Raul Cury Neto

    Sócio fundador da VITTORE Partners

20:00

Debate

20:30

Encerramento

Palestrantes

  • Carlos Parente

    Diretor da Midfield Consulting, consultoria especializada em relações institucionais e governamentais (RIG), advocacy e comunicação empresarial

    Sólido histórico de experiência em marketing, comunicação corporativa e relações institucionais e governamentais, adquirido em empresas nacionais e multinacionais, participando e liderando importantes processos de transformação e comunicação estratégica. Professor convidado de Marketing e Comunicação Empresarial nos cursos de pós-graduação da FGV e Coordenador do Curso Avançado de Relações Institucionais e Governamentais da Escola AberjeGraduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Autor dos seguintes livros: “Obrigado, Van Gogh”, pela Editora Peirópolis (2007), com ênfase em comunicação empresarial; “Comunicação Além do Briefing”, pela Editora Lazuli (2012), também com ênfase em comunicação empresarial; e “Lobby e Comunicação: a Integração da Narrativa Como Via de Transformação”, pela Aberje Editora (2020), voltado a RIG e comunicação.

  • Grazielle Parenti

    Vice presidente global de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade e Presidente do Instituto BRF

    Possui mais de 25 anos de experiência e alta representatividade na Indústria de Alimentos, com passagens pela Diageo e Mondelez. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (“FGV”), possui MBA com ênfase em Marketing na FIA/USP e pós-graduação em Políticas Públicas na FGV. Atualmente, ocupa, ainda, a posição de Presidente do Conselho da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, é diretora do Instituto BRF e atua também como membro do Conselho de Administração de diversas associações de classe. Também muito comprometida com a agenda de Diversidade e Inclusão, ela é a presidente do Capítulo Brasileiro do BRICS Woman Business Alliance e outras iniciativas nacionais e internacionais.

  • Paulo Nassar

    Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP

    É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • Raul Cury Neto

    Sócio fundador da VITTORE Partners

    Advogado de formação, com especialização em Direito de Trabalho e exerceu advocacia empresarial por 7 anos.Há 14 anos ingressou no mercado de recrutamento de Executivos, sendo especializado nas áreas Jurídica, Anticorrupção, Proteção de Dados e Assuntos Corporativos. Raul é sócio fundador da VITTORE Partners e um dos pioneiros no recrutamento para o mercado de Anticorrupção e Relações Governamentais no Brasil e América Latina. Além do recrutamento, Raul tem uma importante atuação Institucional nesses mercados específicos (promovendo e apoiando relevantes congressos, eventos, mesas redondas e workshops) e uma contribuição educacional sobre carreira através de palestras e parcerias com instituições de ensino como o MBA de Relações Institucionais e Governamentais da FGV SP, RJ e Brasília e o LL.M de Compliance da FGV RJ. É, também, o idealizador do Anuário de Compliance On Top – A maior vitrine dos profissionais de anticorrupção do país e do Anuário ORIGEM – o 1° Anuário de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Brasil, que tem como objetivo ajudar a dar transparência na atividade de LOBBY. Raul tem especialização em Global Advocacy and International Lobbying pela George Washington University (US) e foi membro do Conselho Deliberativo do IRelGov – Instituto de Relações Governamentais.