EVENTOS

Thumbnail_Live-01

Práticas de ESG e Lobby Digital: mobilizando a opinião pública para as causas relevantes

gratuito onlinequinta, 01/01/197000:00 às 00:00INSCREVA-SE

SOBRE

Práticas de ESG e Lobby Digital: mobilizando a opinião pública para as causas relevantes

Apesar de ter nascido no ambiente dos negócios, o conceito de ESG não é preocupação exclusiva das empresas, mas é também uma exigência dos consumidores – pessoas cada vez mais engajadas e que se importam com o impacto que o mercado tem na sociedade. Esse movimento mostra que os cidadãos querem assumir o protagonismo. Por meio das redes sociais, pessoas conectados influenciam as decisões de empresas e até do governo, afastando o termo ‘lobby’ da popular associação com a corrupção, e o aproximando da influência. Nesse contexto, organizações que não estão preparadas para o lobby digital correm o risco de serem surpreendidas diante de um cidadão cada vez menos passivo. O encontro promovido pela Aberje traz essa discussão para a mesa com convidados especialistas em ESG, Lobby, Influência e muito mais.

*Programação Sujeita à alteração

  • Sonia Consiglio Favaretto

    Especialista em Sustentabilidade, Conselheira de Administração, Colunista do Valor Investe e SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas

    Jornalista e radialista, Sonia Consiglio Favaretto atua com Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social Privado há mais de vinte anos, com passagens por Solvay, BankBoston, Febraban, Itaú Unibanco e B3. Foi reconhecida em 2016 pelo Pacto Global da ONU como “SDG Pioneer”, uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É Presidente do Conselho Consultivo da GRI Brasil, Vice-presidente do Conselho Consultivo do CDP, membro do Conselho Técnico do Instituto Ekos Brasil, Conselheira de Administração e Colunista do Valor Investe. Foi Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial por dez anos (2009 a 2019), membro e Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global (2017 a 2019) e membro do Stakeholder Council da GRI – Global Reporting Initiative (2013 a 2015).

  • Renard Aron

    Consultor, autor e palestrante

    Tem mais de 25 anos de experiência profissional em relações com governo, public affairs e cidadania corporativa no Brasil e nos EUA, tendo trabalhado para grandes multinacionais e entidades de classe. É fundador da PolicyZone, consultoria que ajuda organizações a se prepararem para um ambiente de discussão de políticas públicas mais aberto, participativo e digital. É autor do livro “Lobby Digital – Como o Cidadão Conectado Influencia Decisões de Governo e Empresas”. Mora em São Francisco.

  • Carlos Parente

    Diretor da Midfield Consulting, consultoria especializada em relações institucionais e governamentais (RIG), advocacy e comunicação empresarial

    Sólido histórico de experiência em marketing, comunicação corporativa e relações institucionais e governamentais, adquirido em empresas nacionais e multinacionais, participando e liderando importantes processos de transformação e comunicação estratégica. Professor convidado de Marketing e Comunicação Empresarial nos cursos de pós-graduação da FGV e Coordenador do Curso Avançado de Relações Institucionais e Governamentais da Escola AberjeGraduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Autor dos seguintes livros: “Obrigado, Van Gogh”, pela Editora Peirópolis (2007), com ênfase em comunicação empresarial; “Comunicação Além do Briefing”, pela Editora Lazuli (2012), também com ênfase em comunicação empresarial; e “Lobby e Comunicação: a Integração da Narrativa Como Via de Transformação”, pela Aberje Editora (2020), voltado a RIG e comunicação.

  • Paulo Nassar

    Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

    É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • Ricardo Voltolini

    CEO da consultoria Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores

    Voltolini é um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, tendo iniciado suas atividades no final dos anos 90 do século passado. É estudioso de ESG há dez anos, com ascensão do conceito ESG entre os investidores. Ele tem sido convidado a elaborar estratégias de ESG, desenvolver líderes e integrar comitês de sustentabilidade e conselhos. Especialmente nos últimos doze anos à frente de uma equipe de experientes consultores da Ideia Sustentável, o especialista coordenou o desenvolvimento de quinze estratégias de ESG para grandes empresas de diferentes setores no Brasil, algumas delas multinacionais.

  • COMPARTILHE:
INSCREVA-SE