EVENTOS
Como será a comunicação interna nas empresas em 2022?
SOBRE
Para construir um panorama completo sobre como será a comunicação interna no país em 2022, centenas de empresas de diversos portes e segmentos contribuíram com a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna. Foram analisadas questões como planejamento e mensagens, canais, campanhas, comunicação pelos gestores, desafios para o ano e gestão e processos de CI.
Os resultados consolidam caminhos e transformações necessárias, com desafios relacionados a questões complexas, como líderes comunicadores, experiência do colaborador, luta contra a “infoxicação” e divulgação das estratégias da empresa.
Este raio X do mercado de comunicação interna no Brasil mostra uma jornada com muito a ser trilhado. E você, profissional da área, é o convidado especial para o evento em que apresentaremos os principais achados deste estudo.
Thierry Pignataro
Diretor de Negócios e Operações da Ação Integrada
Diretor de Negócios e Operações da Ação Integrada, a primeira agência de comunicação interna do país. Trabalha com consultoria e assessoria de comunicação interna há 25 anos e possui em sua experiência projetos para empresas como AstraZeneca, BRF, Bunge, Caterpillar, Coca-Cola, Electrolux, ExxonMobil, Gerdau, Grupo Boticário, KraftHeinz, Marfrig, Mondelez, Natura &Co, Vivo, Volvo e Votorantim. Um apaixonado pela comunicação interna, é graduado em Relações Públicas (UFPR) e especialista em Marketing (UFPR) e Gestão de Pessoas (FAE). Concluiu ainda o Programa de Formação de Consultores da Adigo, que trabalha no apoio ao desenvolvimento de pessoas e organizações. Tem trabalhado na Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna desde sua primeira edição, em 2017.
Manuella Gambaro
Gerente de Comunicação Corporativa América do Sul da Ingredion
Relações Públicas formada pela Faculdade Cásper Líbero. Com 15 anos de atuação, a profissional tem experiência em comunicação corporativa e posicionamento de marca, do planejamento à execução de ações em áreas como relacionamento com imprensa e influenciadores, comunicação interna, eventos, gerenciamento de crise e gestão de mudança. Manuella atuou em grandes empresas, como Avon, SulAmérica e Souza Cruz, e agências como Edelman, onde atendeu as marcas Kimberly-Clark, Sony Entertainment Television, Bienal Internacional do Livro, Hershey, Starbucks, Bauducco, Danone, entre outros. Atualmente é gerente de Comunicação Corporativa América do Sul da Ingredion, multinacional americana de atuação global com 11 mil colaboradores ao redor do mundo, líder em soluções em ingredientes de origem natural para atende mais de 60 diferentes setores da indústria, como alimentos, bebidas, papel, nutrição animal, farmacêutico, higiene pessoal, entre outros.
Natália Carcavilla
Diretora Associada de Comunicação da AstraZeneca na América Latina
Na companhia há 5 anos, Natália atuou como Gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da AstraZeneca no Brasil e foi Gerente de Comunicações da área Internacional da empresa. Possui 17 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa, com foco em Change Management, Comunicação Interna, Cultura & Transformação, bem como Comunicação Externa e projetos de Comunicação Digital integrados. Jornalista e profissional de Marketing graduada pelas Universidades UMESP e FAAP respectivamente, Natália é especialista em Storytelling e Media Training, e considera a Paixão por conectar pessoas e o Propósito por transformar vidas os dois elementos motores para seu trabalho diário.
Patricia Cury
Gerente de comunicação interna de Natura &Co América Latina
Formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Unesp (SP), Patricia possui 15 anos de experiência na área de comunicação e relações públicas. Na Natura desde de 2010, já atuou em diversas áreas como comunicação e relacionamento com influenciadores, associações e públicos institucionais, foi responsável pelas áreas de Memória Viva, Programa de Visitas externas, apoios e patrocínios corporativos e prêmios e reconhecimentos. Atualmente é responsável pela comunicação para colaboradores de Natura &Co América Latina, com gestão de canais, ações de comunicação, relacionamento e experiência para público interno.