EVENTOS
Fake News: Desafios das Organizações
SOBRE
“Fake News” representa um conceito ainda não totalmente bem definido, que engloba diferentes tipos de desinformação, como a falsa representação da realidade ou a distorção dos fatos.
Geralmente, opiniões individuais, sátiras e erros jornalísticos puros não são considerados “Fake News”. Embora a propagação de certas notícias falsas possa constituir uma conduta ilegal ao abrigo das leis (como discurso de ódio, incitação à violência, terrorismo, difamação, abuso infantil, etc.), em muitos outros casos, as “Fake News” podem ter efeitos prejudiciais para a sociedade sem serem necessariamente ilegais.
A pesquisa tem por objetivo conhecer a dimensão do problema e os mecanismos que podem contribuir para mitigar a propagação das “Fake News” que não são consideradas ilegais. Ela está alinhada às contribuições realizadas pela Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação – iniciativa que busca conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às Fake News, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação – publicidade, relações públicas e marketing – e os rígidos protocolos jornalísticos de apuração, edição e distribuição.
A coleta de dados para este relatório ocorreu entre 31 de maio e 04 de julho de 2022, por meio de autopreenchimento em sistema on-line. A amostra é não-probabilística por conveniência, integrada por organizações participantes do LiderCom e da rede de relacionamento da Aberje, localizadas nos diversos estados do país.
Participaram do estudo 62 organizações.
PROGRAMAÇÃO
Abertura 10h00
Apresentação do estudo "Fake News: Desafios das Organizações"
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Hamilton dos Santos
Diretor-Executivo da Aberje
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Debate
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Mediador: Luiz Chinan
Gestor de conteúdo da Aliança Aberje de Combate às Fake News
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Sergio Fausto
Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso
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Felipe Grandin
Editor do g1 Dados
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Pâmela Vaiano
Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco
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12h00 Encerramento
Hamilton dos Santos
Diretor-Executivo da Aberje
Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).
Luiz Chinan
Gestor de conteúdo da Aliança Aberje de Combate às Fake News
Promotor da iniciativa Berkeley Lab no Brasil e sócio-fundador da agência RETOHC. Com bacharelado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e estudo em História pela Universidade de São Paulo (USP), é professor dos MBAs da Aberje/Eseg e da Sustentare Escola de Negócios. Conta com especialização em Management & Leadership pela Universidade da Califórnia Berkeley (UCB) e certificado em Sustainability Reporting pelo Global Report Initiative (GRI).
Sergio Fausto
Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso
É Diretor Geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso,
codiretor do Projeto Plataforma Democrática e coeditor da série de livros “O Estado da Democracia na América Latina”. Faz parte do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (Gacint-USP). Durante os mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1999 e 1999-2003), foi assessor do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e do Ministério do Planejamento. Em 2012, foi premiado com o Gus Hart Fellowship, prêmio anualmente concedido para acadêmicos e policy makers por sua contribuição para a democracia e o desenvolvimento na América Latina. Entre suas publicações estão: Difícil Democracia (Paz e Terra,, 2011), editor; Brasil e América del Sur: Olhares Cruzados (Siglo XXI, 2012), editor e autor; e Brasil e América Latina: Que Tipo de Liderança é Possível? (Plataforma Democrática, 2013), editor e autor. Também é autor do capítulo “Modernization under Democracy”, presente no livro Concise History of Brazil, de Boris Fausto, lançado pela Cambridge University Press em 2014. É membro do conselho consultivo do Instituto Palavra Aberta e do conselho de sócios do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.Felipe Grandin
Editor do g1 Dados
É jornalista formado pela UFF, com mestrado em Comunicação pela UERJ. Coordena o núcleo de dados, checagem e projetos especiais do g1. Responsável, entre outros, pelos projetos Fato ou Fake, Monitor da Violência e Consórcio de veículos de imprensa para monitoramento de dados de Covid-19. Vencedor dos prêmios ‘Faz Diferença’ e ‘ANJ de Liberdade de Imprensa’, ‘Data Journalism Awards’, ‘Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados’, ‘IBC Awards’. Um dos fundadores da agência epbr. Trabalhou em Jornal da Tarde, Estadão, Brasil Energia e Petrobras.
Pâmela Vaiano
Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco
É jornalista e atua há quase 20 anos em comunicação corporativa. Desenvolveu sua carreira em multinacionais de saúde, como Novartis, Johnson & Johnson e GSK, onde liderou projetos de reputação, relacionamento com stakeholders, advocacy e responsabilidade social, impactando no cuidado de pacientes, no Brasil e na América Latina. Há quase quatro anos, mergulhou no universo das start-ups, fazendo da comunicação uma alavanca de engajamento com a comunidade. Depois de liderar a comunicação da 99, foi Diretora de Comunicação da Unico IDtech. Pâmela é pós-graduada em Globalização e Cultura, pela FESPSP; possui MBA em Gestão e Economia Corporativa, pela FIPE; e especialização em Economia e Gestão pela Universidade Pierre Mendès, na França.