ESG e Comunicação nas Organizações no Brasil

< Voltar
Thumbnail_McDonalds _3oEvento-01

Evento Online

  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

Nos últimos anos, a pauta ESG (Environment, Social and Governance, que em português pode ser vertido por ASG), destacando a importância dos fatores Ambientais, Sociais e de Governança, ganhou força nos mercados financeiros em todo o globo. Não foi diferente no Brasil. Com o intuito de explorar as múltiplas interfaces dos três pilares com a comunicação organizacional e as complexas interações entre os diversos agentes envolvidos no tema, dentro e fora dos mercados financeiros, a Aberje decidiu fazer do ESG o tema do ano de 2021. E dentre as diversas atividades dedicadas ao tema está a realização de uma pesquisa, cujo objetivo é mapear a comunicação e as práticas corporativas vigentes nas empresas brasileiras no âmbito dos três pilares ESG, ambiental, social e de governança.

 

*Programação Sujeita à Alteração

 

Programação

09:00

Abertura

09:10

Apresentação da pesquisa: ESG e sua Comunicação nas Organizações no Brasil

  • Carlos Ramello

    Núcleo de Pesquisas Aberje

09:50

Debate

  • Rozália Del Gáudio

    Diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza

  • Mariana Scalzo

    Diretora de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados

  • Rogério Louro

    Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil

  • Thaís Arruda

    Superintendente de Comunicação na SulAmérica Seguros

11:00

Encerramento

Palestrantes

  • Rozália Del Gáudio

    Diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza

    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, onde também obteve o Master em Sociologia e Antropologia;  mestre em Administração de Empresas e graduada em Jornalismo, pela UFMG. Desenvolveu sua carreira em Comunicação Empresarial desde 1993, em empresas como Vale, Grupo Votorantim, C&A e McDonald´s. Atualmente é diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza,  e professora no MBA de Gestão da Comunicação da ABERJE/ESEG. Co-autora do livro “Sem Megafone, com Smartphone, práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”, editado pela ABERJE em 2017, com edições também em Inglês e Espanhol, e autora de artigos acadêmicos sobre comunicação, gestão e sustentabilidade. Dedica-se ainda à Fotografia como expressão de arte e registro da vida.

  • Mariana Scalzo

    Diretora de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados

    Em 25 anos de carreira, a executiva tem passagens pelo Grupo Boticário, onde liderou a área de assuntos institucionais e comunicação corporativa, e pela Odebrecht, onde respondeu pela diretoria de comunicação do estádio do Maracanã, além de redações das editoras Globo e Abril e Folha de S.Paulo. Mariana foi premiada pela ONU Mulheres pela campanha Com Você eu Jogo Melhor, em prol da equidade feminina, e pela Aberje, por ações de comunicação interna. Em 2020, foi TOP 5 entre os executivos de comunicação do País pela Mega Brasil.

  • Rogério Louro

    Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil

    Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing, Rogério Louro tem mais de 25 anos de experiência no setor. Em sua trajetória, desempenhou diferentes funções na área de Comunicação e atuou como jornalista em veículos como o jornal O Globo, a agência Auto Press, a TV Educativa e o site Automotive World. Atualmente, é Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil, onde entrou em 2013 e foi responsável pela Comunicação Corporativa da marca nos Jogos Rio 2016 e em diversas ações nos últimos anos. Em 2018, foi reconhecido como um dos “Comunicadores do Ano” pela Aberje.

  • Thaís Arruda

    Superintendente de Comunicação na SulAmérica Seguros