EVENTOS

esg-aberje_429x320 (1)

Dissonâncias do ESG com a Sociedade Civil – RJ

gratuitoquinta, 01/01/197000:00 às 00:00INSCREVA-SE

SOBRE

O estudo “Dissonâncias do ESG com a sociedade civil”, realizado pela LLYC, analisou, entre 2019 e 2021, 3,3 milhões de menções em redes sociais, blogs e sites, considerando também as menções digitais das 100 maiores empresas brasileiras listadas pela Revista Exame (2021). É o primeiro estudo a utilizar ferramentas de Big Data, IA e machine learning para abordar o assunto.

Em uma breve comparação entre EUA e Brasil, o estudo analisa a maturidade da conversação em ambos os países, traz os perfis que influenciam o debate sobre o tema hoje e quais são os tópicos mais abordados, além dos riscos de suas múltiplas ressignificações na jornada. Os resultados mostram também que, hoje, o setor empresarial está majoritariamente presente na rede LinkedIn, dialogando apenas com seus pares e se mantém distante de redes mais democráticas, o que o faz desconectado da sociedade civil.

Em um evento presencial, apresentaremos os resultados deste estudo na íntegra e faremos um debate para buscar responder se o sentimento sobre ESG está em sinergia ou não com as demandas da sociedade civil e a necessidade de reorientação de sua narrativa e gestão.

Local: Av. Alm. Barroso, 81, Centro Rio de Janeiro, RJ 20031-004 – Sala 34B, 34th Floor

*Inscrições limitadas à capacidade do local

PROGRAMAÇÃO

  • 09h00
    Abertura
  • 09h10
    Apresentação do estudo Dissonâncias do ESG com a Sociedade Civil
    • Anatricia Borges

      Diretora de ESG da LLYC Brasil

  • Debate
    • Sônia Araripe

      Diretora da revista Plurale

    • Renata Chagas

      Diretora do Instituto Neoenergia

  • 12h00
    Encerramento

  • Sônia Araripe

    Diretora da revista Plurale

    É formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. Trabalhou no Jornal do Brasil por três vezes ao longo de sua carreira, totalizando 14 anos. No JB foi repórter, colunista, editora de Economia e Editora Executiva. Teve passagens pelas redações do Jornal do Commércio, O Estado de S.Paulo, O Dia, revistas Conjuntura Econômica e Forbes Brasil e Agência Broadcast. Passou ainda pelo Ilha Notícias e assessorias de imprensa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Vale e da CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros. Tem MBAs em Comunicação Empresarial pela PUC-Minas e em Jornalismo Ambiental, pela FGV-Rio. Sônia segue atualmente como diretora da revista Plurale e do site, com base no Rio de Janeiro.

  • Renata Chagas

    Diretora do Instituto Neoenergia

    Jornalista de formação, passou por empresas multinacionais como Airbus e a seguradora Prudential. Ingressou na Iberdrola Brasil em 2005, atuando inicialmente na área de comunicação e migrando pouco a pouco para a sustentabilidade. Participou ativamente da criação do então Instituto Iberdrola Brasil, gerindo os projetos sociais da companhia no país. Em 2018, após a empresa assumir o controle da Neoenergia, liderou a transformação do Instituto Iberdrola Brasil em Instituto Neoenergia, do qual hoje é diretora. Mãe de dois adolescentes, casada com Tarso, apaixonada por esportes, literatura e história, Renata hoje define seu trabalho como a materialização de um sonho, que é unir seu propósito de vida com sua atuação profissional: transformar a vida das pessoas, para tornar o Brasil um país melhor, mais justo e com oportunidades para todos.

  • Anatricia Borges

    Diretora de ESG da LLYC Brasil

    Jornalista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Master em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ, atua há mais de 20 anos na área de jornalismo e comunicação corporativa. Foi  coordenadora da Redação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, gestora de Comunicação Interna/Externa da Iberdrola LATAM , gerente de comunicação nas OSCs Cinema Nosso e Vocação SP. Atualmente é Diretora de ESG da LLYC Brasil e colunista da Revista Plurale.

  • COMPARTILHE:
INSCREVA-SE