A Comunicação e o Capital Ético nas pautas ambientais

< Voltar
Thumbnail_McDonalds-01

Evento Online

  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

Não há mais espaço para a antiga ideia de que as responsabilidades social e ambiental de uma empresa se resumiam ao lucro que elas geravam. Cada vez mais engajada, a sociedade cobra uma postura genuína das empresas também em relação a temas de sustentabilidade em todos os seus pilares. A comunicação corporativa tem papel preponderante na mensagem que as organizações querem transmitir. A série de três encontros promovida pela Aberje em parceria com a Arcos Dorados (McDonald’s) vai trazer à mesa a discussão sobre como comunicar ESG para públicos estratégicos e como promover a aproximação da estratégia do negócio, pilares de atuação e conscientização interna por meio da comunicação e da educação. O primeiro encontro terá como foco as pautas ambientais.

*Programação sujeita a alteração

Programação

15:00

Abertura

  • Douglas Cantu

    Gerente de Eventos da Aberje

15:10

Case Arcos Dourados

  • David Grinberg

    Vice-Presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados (McDonald's) para a América Latina

15:30

A Comunicação e o Capital Ético nas Pautas Ambientais

  • Salete da Hora

    Diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil

  • Juliana Scarcelli de Agostino

    Responsável pela área de estudos regulatórios da ANBIMA

  • Giuliano Michel Fernandes

    Head global de marketing e comunicação da CBMM

  • Marcela Porto

    Head de Comunicação e Marca na Suzano

17:00

Encerramento

Palestrantes

  • David Grinberg

    Vice-Presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados (McDonald's) para a América Latina

    David começou sua carreira na Arcos Dorados em 2010 como Gerente de Marketing Esportivo, para coordenar a equipe multidisciplinar que liderou a implementação do patrocínio do McDonald’s tanto da Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014, como dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em fevereiro de 2016, David assumiu a Diretoria de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil. Sob sua liderança, a empresa recebeu, por duas vezes consecutivas, o prêmio Great Place to Work na categoria “Comunicação com Funcionários” e foi reconhecida como a empresa que Melhor se Comunica com os Jornalistas no Brasil, em 2018, na categoria Varejo. A nível pessoal, David foi ganhador do “Prêmio del Presidente” da Arcos Dorados em 2013 e, em 2017, foi reconhecido como o “Comunicador do Ano” pela Aberje. É Bacharel em Comunicação Social pela FIAM e pós-graduado em Comunicação Corporativa pela Fundação Cásper Líbero.

  • Salete da Hora

    Diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil

    Possui mais de 20 anos de experiência atuando em comunicação corporativa e sustentabilidade, atuando em empresas nacionais e multinacionais em diferentes setores, dentre elas Klabin, Holcim, GE e Tereos. É jornalista formada pela Unesp, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas  e em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral e cursou o Programa Internacional de Comunicação Empresarial ministrado pela Syracuse University e Aberje. Atualmente está concluindo o Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade, na Linha de Sustentabilidade, onde pesquisa sobre Turismo Sustentável.

  • Juliana Scarcelli de Agostino

    Responsável pela área de estudos regulatórios da ANBIMA

    Graduada em Administração de Empresas pela FGV em São Paulo e mestre em sustentabilidade pela mesma instituição. Possui 20 anos de experiência no mercado financeiro e atualmente é responsável pela área de estudos regulatórios da ANBIMA, que inclui, entre outras atividades, a coordenação da agenda do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da instituição.

  • Giuliano Michel Fernandes

    Head global de marketing e comunicação da CBMM

    Natural de Jundiaí SP. Mestre em Ética de Negócios pela Universidade Vaticana San Tommaso d’Acquino, com graduações em engenharia de produção e teologia além de formações e especializações nas áreas de transmedia storytelling, inovação, gestão da reputação digital e administração. Após longa trajetória profissional atuando no exterior em países como Itália, Romênia, Índia e China em funções industriais, de tecnologia, marketing e comunicação, Giuliano voltou ao Brasil para atuar por sete anos como líder das funções de marketing e inovação no negócio de alumínio (CBA) da Votorantim. Desde 2018 é o head global de marketing e comunicação da CBMM, empresa líder mundial do mercado de nióbio que tem matriz no Brasil além de sedes nos EUA, Suíça, Países Baixos, Singapura e China.

  • Marcela Porto

    Head de Comunicação e Marca na Suzano

    Head de Comunicação e Marca na Suzano, onde atua há 13 anos. Já teve sob sua responsabilidade as áreas de Relações Institucionais, Comunicação e Governança Familiar da Suzano Holding e foi Superintendente do Instituto Ecofuturo. Em sua trajetória, a executiva atuou na Patri Políticas Públicas e na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP, acumulando quase vinte anos de experiência profissional. Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, possui MBA em Gestão e Sustentabilidade pela FGV-SP e especialização em Comunicação Corporativa pela Aberje-Syracuse University. Marcela é Conselheira do Instituto Ecofuturo e da ABERJE.