EVENTOS

thumbnail_mg-01-430x320-c

A comunicação e a gestão ESG: tendências e perspectivas

gratuitoquinta, 01/01/197000:00 às 00:00INSCREVA-SE

SOBRE

O Capítulo Aberje Minas Gerais recebe convidados especiais para o seu 9° Encontro. Nesta oportunidade, o tema será: “A comunicação e a gestão ESG: tendências e perspectivas”.

A proposta dos Capítulos Aberje distribuídos em vários estados brasileiros é divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais com prioridades específicas e participativas. Com isso, também se deseja fazer uma mostra representativa e consistente dos talentos em comunicação empresarial pelo país.

A ideia é reunir associados e também colegas da academia e do mercado de comunicação interessados, buscando estimular uma rede de discussões temáticas que traga valor para a trajetória dos profissionais e de suas organizações.

*Programação sujeita à alteração

PROGRAMAÇÃO

  • 14h00
    Café com Prosa
  • Abertura
    14H25
    • Othon de Villefort Maia

      Gerente Sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti Brasil e Diretor do Capítulo Aberje Minas Gerais

  • 14H30
    ESG e o futuro dos negócios: novos abraços para um novo tempo
    • Maria Flávia Bastos

      Professora, escritora e palestrante

  • 15h00
    Debate
    • Mediadora: Dulcemar da Costa

      Especialista em estratégias de Comunicação  e sustentabilidade

  • 15h20
    Rebranding Fundação ArcelorMittal: Por Uma Vida de Oportunidades
    • Herik Marques

      Diretor-Superintendente da Fundação ArcelorMittal

  • 15h40
    Como engajar as partes interessadas para uma economia de baixo carbono: Ações e projetos da Cemig
    • Christie Bomfim Meira Cunha

      Gerente de Comunicação e Marketing da Cemig

  • 16h00
    Debate
    • Mediadora: Rachel Pessôa

      Gerente de Comunicação Corporativa Brasil da Anglo American

  • 16h30
    Encerramento

  • Dulcemar da Costa

    Especialista em estratégias de Comunicação e sustentabilidade

    Cofundadora da  BH Press Comunicação, Jornalista e mestre em Comunicação Social pela UFMG, Especialista em Comunicação pela Aberje-Syracuse-NY, Experiência como consultora para a produção de relatórios de sustentabilidade e indicadores ESG, em organizações privadas, públicas e do terceiro setor,Certificada GRI e IIRC. Facilitadora em cursos para a produção de relatórios GRI e ESG.

  • Maria Flávia Bastos

    Professora, escritora e palestrante

    Graduada em Comunicação Social, é Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Doutora em Administração, professora convidada da Fundação Dom Cabral e da PUC-RS nas áreas de empreendedorismo, negócios de impacto social, sustentabilidade, D&I e educação. No mestrado desenvolveu uma metodologia de ensino para implantação de agências experimentais de empreendedorismo social para IES que foi finalista do Prêmio Ethos Valor 2010. É autora de 5 livros: Educação e Empreendedorismo Social, Não Manual de Empreendedorismo; Quando me Reinventei, Ainda não Temos Respostas e Só restou a poesia.

  • Othon de Villefort Maia

    Gerente Sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti Brasil e Diretor do Capítulo Aberje Minas Gerais

    Jornalista formado pela UFMG, é pós-graduado em Gestão de Negócios/Marketing pela FDC e em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas, além de ter finalizado o International Program in Corporate Communications, pela Syracuse University/NY e Aberje. Atualmente, cursa o Executive MBA da Fundação Dom Cabral. Em sua carreira executiva, passou anteriormente por empresas como a FCA – Fiat Chrysler América Latina e Tupy Fundição. É diretor do Instituto Minas pela Paz, instituição social ligada à FIEMG. Foi eleito um dos 10 Comunicadores do Ano pela Aberje em 2017.

  • CHRISTIE BOMFIM MEIRA CUNHA

    Gerente de Comunicação e Marketing da Cemig

    Profissional com experiência de mais de 20 anos na gestão das áreas de Marketing, Comercial e Franchising, sendo responsável pelo posicionamento da empresa no mercado, planejamento estratégico, administração de orçamentos, coordenação de equipes e projetos, gestão de patrocínios e eventos, lançamentos de novos produtos, e campanhas. Excelentes habilidades de comunicação e ampla experiência em Branding, Content Marketing e Marketing de Performance. Amplo conhecimento da gestão e utilização de recursos de incentivos fiscais em projetos de cultura, esporte, inovação, saúde, dente outros, agregando valor à marca através desse posicionamento e ações de sustentabilidade/ESG. Além de vivência em projetos e metodologias de inovação, sendo a responsável pela implementação de Hub de inovação empresarial. Capacidade de gerir pessoas e processos com postura assertiva, visando o alcance das metas.

  • Rachel Pessôa

    Gerente de Comunicação Corporativa Brasil da Anglo American

    Profissional das áreas de gestão da comunicação corporativa, da sustentabilidade e relações institucionais. Formada em Comunicação Social, com mestrado internacional em Liderança para a Sustentabilidade na Universidade de Cambridge (Inglaterra), pósgraduações em: Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social; Gestão da Comunicação Empresarial e MBA em Gestão de Negócios, possui cursos específicos em negociação, feedback, gestão de reputação e crises, negociação, diversidade e inclusão,
    relações com comunidade, planejamento de comunicação estratégica, mensuração da comunicação, gestão de impactos socioeconômicos, empreendedorismo e inovação, dentre outros. Possui mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de comunicação corporativa e sustentabilidade. Liderança em projetos multidisciplinares, nas
    áreas de gestão de stakeholders e da reputação, comunicação corporativa, mídias digitais, gestão da sustentabilidade, da responsabilidade corporativa e do conhecimento. Atua na
    função de líder há mais de 10 anos, já tendo sido responsável pela coordenação de planejamentos para visibilidade e apoio aos relacionamentos institucionais de instituições com os seus públicos internos e externos, com destaque para a coordenação das ações da
    Vale na Rio+20, gestão de crise de imagem da Vale no Pará e implantação da área de comunicação corporativa de duas grandes empresas brasileiras, Pará Pigmentos e Companhia Siderúrgica do Pecém, tendo liderado também a Comunicação Corporativa da
    Mineração Rio do Norte. Desde janeiro de 2020 trabalha como Gerente de Comunicação Corporativa Brasil da Anglo American.

  • Herik Marques

    Diretor-Superintendente da Fundação ArcelorMittal

    Formado em Psicologia pela PUC Minas, Herik Marques é o Diretor Superintendente da Fundação ArcelorMittal. Herik tem especializações em Gestão de Negócios e Gestão de Pessoas (FGV-MG) e Gestão de Projetos (IETEC). Marques ingressou no Grupo ArcelorMittal em 2004 e já atuou em diversas unidades do negócio, passando pelas áreas de Pessoas, Relações Trabalhistas, Remuneração e Benefícios. Atualmente está na posição de Gerente Geral de Investimento Social e Reputação e na diretoria da Fundação ArcelorMittal.

  • COMPARTILHE:
INSCREVA-SE